15
set

CONHEÇA AS 5 CIDADES HISTÓRICAS MAIS BONITAS DO BRASIL

[slideshow_deploy id=’1631′]

1°. Ouro preto – MG

Município de Minas Gerais foi declarado Patrimônio histórico e Cultural da Humanidade com sua Arquitetura Colonial em 1980. O turismo cultural no Brasil é atraído desde 1960 pelo valor histórico e o conjunto barroco refletido principalmente em igrejas esculpidas á mão por Aleijadinho e por outros grandes escultores que por ali passaram.

Ouro Preto era conhecido como ‘Vila Rica’ e habitada por povos indígenas e recebia colonizadores a procura de ouro, somente após a Inconfidência Mineira e a Independência, a cidade recebeu o nome atual baseado nas riquezas existentes lá.

A cidade é atraída por vários turistas em eventos sazonais como carnaval, festa dos doze e semana santa.

2°.  Olinda – PE

Município do estado de Pernambuco é a mais antiga cidade brasileira considerada Patrimônio Histórico cultural da Humanidade e foi o segundo centro histórico do País a receber tal titulo em 1982.

A cidade perdeu grande parte de seus exemplares da arquitetura quinhentista com o ataque holandês em 1630, mas abriga dezenas de igrejas e conventos barrocos.

3°.  Tiradentes – MG

Fundada por volta de 1702, recebeu o nome de Tiradentes em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier. A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

O Centro Histórico de Tiradentes é repleto de belas obras arquitetônicas. Algumas construções merecem atenção especial pela beleza e importância histórica. É o caso da antiga cadeia pública, onde hoje funciona o Museu de Sant’Anna; o solar onde viveu o inconfidente Padre Toledo, agora Museu Casa Padre Toledo; a sede do Museu da Liturgia, construída na primeira Rua de Tiradentes; a Câmara Municipal (Rua da Câmara) e a Prefeitura Municipal (Largo das Forras), que funcionam em casarões do início do século XVIII; a Ponte das Forras e o Chafariz de São José. Apesar de essas obras serem destaque, elas não são as únicas. O Centro Histórico de Tiradentes é repleto de belas obras.

Diferente da vizinha Ouro Preto, onde há uma grande correria para visitar dezenas de igrejas, museus e sítios históricos, em Tiradentes o ritmo é bem mais lento. As atrações não são muitas e tudo está bem concentrado no Centro Histórico.

4°. Salvador – BA

A Cidade do Salvador foi fundada em 1549 pelo primeiro governador do Brasil, Thomé de Sousa. Foi planejada e construída para ser a capital da América Lusitana, dando início à colonização efetiva do Brasil. Nesse ano de 1549, o município já possuía pelo menos quatro igrejas: Graça, Vitória, Conceição da Praia e Ajuda.

Até o início do século 19, era a maior cidade do Brasil e a segunda maior do Império Lusitano, depois de Lisboa. Em 1808, Salvador tornou-se a primeira sede da Coroa Portuguesa, no Brasil.

A cultura é rica, com importantes contribuições dos portugueses, indígenas, asiáticos e africanos. A cidade guarda um inestimável patrimônio histórico.

O centro Histórico da cidade, o pelourinho, popularmente chamado de Pelô, na área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco brasileiro preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

5°. São João Del Rei – MG

A história de São João del-Rei começou em 1704, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Na época, o local recebeu o nome de Arraial Novo Rio das Mortes e seu solo foi intensamente explorado devido à grande quantidade de ouro encontrada. Em 1713, para presentear Dom João V, Rei de Portugal, o Arraial foi nomeado Vila de São João del-Rei.

Característica marcante da cidade, as igrejas começaram a ser construídas no estilo barroco mineiro, a partir do século 18. Algumas delas chamam a atenção pelos seus altares dourados, com detalhes da arquitetura da época e ornamentados com ouro. As mais importantes são: Catedral-Basílica do Pilar(1721), Rosário (1720), Carmo (1733), Mercês e Bonfim (1769), São Francisco de Assis (1774), Senhor dos Montes, Santo Antônio e Nossa Senhora da Piedade do Bom Despacho (antiga capela da Cadeia).

Arquitetura barroca que remete ao estilo colonial da época da exploração do ouro no estado, no século XVIII, São João del-Rei é uma cidade que exala arte, cultura e história. Situada em uma região predominantemente montanhosa, a do Campos das Vertentes, o município fica a 185 km da capital mineira.