25
abr

Veja 7 erros que voce NÃO pode cometer na construção da casa

A construção de uma casa é a realização de um sonho de muitas pessoas. É a possibilidade de morar em um local aconchegante, confortável, bonito e que atende todas às suas necessidades e da sua família.

Porém, alguns erros simples de serem evitados podem transformar esse momento em um verdadeiro problema. Como a construção civil é um setor que passa por constantes transformações, uma pessoa despreparada pode tomar atitudes equivocadas e que colocam em risco a realização do seu sonho.

Para evitar que você passe por dores de cabeça, separamos alguns erros que você não pode cometer na hora de como planejar a construção de uma casa

Confira!

1. Comprar material de baixa qualidade

Esse pode ser o maior erro cometido na hora de construir casa. No momento da escolha dos materiais, a qualidade não pode ser deixada de lado. Materiais de segunda causam grandes prejuízos no futuro e comprometem a segurança da sua família.

Muitos são seduzidos por preços milagrosos e acreditam ter realizado um bom negócio. Entretanto, a realidade é outra e a segurança da obra é colocada em risco.

Por isso, é importante fazer cotações em diferentes locais e um orçamento da quantia disponível para esse investimento.

Você pode precisar substituir os materiais de baixa qualidade e, dependendo do local no qual foram utilizados, isso pode trazer muitas dores de cabeça.

Um bom exemplo está na construção das paredes. A falta de qualidade pode provocar rachaduras, e essa reforma, além de cara, vai ser muito inconveniente e trabalhosa.

Além do mais, os custos e outras manutenções onerem o seu orçamento no futuro.

2. Ignorar o projeto

Esse também é um dos grandes erros para quem vai construir a casa. Isso porque o projeto vai muito além da definição da planta e da parte estética. Ele inclui a segurança, a funcionalidade, a iluminação, a estabilidade e a ventilação do imóvel.

O projeto é a base do planejamento da construção. Nele você identifica as etapas, os materiais e a quantificação. Um bom projeto é pensado para se adequar aos gostos pessoais, ao cotidiano da família, ao terreno, à insolação, a ventilação e ao seu bolso.

Uma residência construída sem um projeto adequado está sujeita, por exemplo, a ser mal iluminada e quente. Esse problema acontece, pois as portas, janelas e varandas não são posicionadas adequadamente e de acordo com a melhor incidência de vento e luz do seu terreno.

O tamanho do banheiro pode ficar mal dimensionado, fazendo com que você bata o corpo na cuba ou no vaso ao se movimentar.

Esses e diversos outros itens são pensados e planejados no projeto de arquitetura e seus complementares. Por isso, entender bem os projetos, corrigi-los e ajustá-los enquanto ainda estão no papel é imprescindível e desejável.

3. Não contratar um arquiteto

arquiteto é o profissional qualificado para projetar e coordenar a construção do seu imóvel, sendo responsável não só pelo projeto como também pela sua execução. Ele garante que a sua casa ficará da maneira que você e sua família desejam, atendendo todas às suas necessidades de conforto, economia e beleza.

Além disso, ele o ajuda a evitar gastos desnecessários, pois ele calcula a quantidade de material que será usada na obra, evitando desperdícios ou gastos inesperados.

Lembre-se também que com ele é possível utilizar novas tecnologias e tendências do mercado construtivo que tornam a sua casa mais sustentável.

Hoje em dia, a automação residencial, o aproveitamento de água de chuva e a iluminação de LED são ótimas opções para quem deseja preservar a natureza e construir um ambiente aconchegante e moderno.

4. Não alinhar os detalhes

É fundamental alinhar todos os detalhes antes da construção da sua casa. Pense bem: é muito desagradável não receber aquilo que estamos planejando e esperando, não é mesmo?

Além disso, ficar realizando modificações ao longo da construção – porque as coisas não estão saindo como você deseja – vai atrasar muito a entrega da residência.

A melhor opção para evitar esse tipo de problema é conversar e alinhar as ideias e expectativas. Você deve entender se aquilo que você deseja é possível de ser realizado e verificar se o projeto e o planejamento estão de acordo com as suas expectativas.

Uma dica é elaborar mentalmente o seu cotidiano, caminhando dentro da casa, desde a hora que você acorda até o momento de dormir. Pensar em simples atividades, como a forma com que você prepara o café e onde realiza as suas refeições, o ajuda a pensar em como planejar a construção de uma casa

Não se esqueça de imaginar os finais de semana com a sua família. Se você recebe vários amigos, nada melhor do que contar com um bom espaço gourmet ou uma área de churrasqueira.

Quem é mais reservado, pode construir um escritório amplo ou até mesmo uma sala de cinema.

Pensar nessas situações garante a construção da casa dos seus sonhos. Portanto, sempre mantenha um diálogo com os profissionais envolvidos, principalmente com o arquiteto, e tenha resultados surpreendentes.

5. Ter pressa

Quem tem pressa em uma obra dificilmente alcança os resultados que deseja. Por mais que você queira e precise do novo imóvel o mais rápido possível, é importante que o resultado final seja o que você planejou.

Lembre-se que a qualidade da obra deve vir antes da duração dela. Não vale a pena receber uma casa rápido se ela vier com problemas.

Invista muito tempo no projeto e no planejamento. Derrubar uma parede ou mudar a janela de lugar é simples e barato quando feito no papel. Mas esse retrabalho atrasa a conclusão da obra.

6. Não fazer o planejamento correto

Como abordado no tópico anterior, o planejamento é uma etapa essencial na construção de uma casa. Tentar iniciar os trabalhos sem planejá-los, é uma péssima ideia, e você deve evitar isso a todo custo.

Gerenciamento de Obras: Tudo que Você Precisa Saber Sobre a Sequência dos Serviços (aprenda hoje)

Infelizmente, algumas pessoas se esquecem disso e passam por sérios problemas em suas obras. Nessas horas, os custos se elevam e você pode ficar insatisfeito com o resultado final dos processos.

Portanto, sente o com seu arquiteto e discuta todas as questões referentes à obra. Escute o que ele tem a dizer e acompanhe a montagem do planejamento. Veja como ele se equipara ao cronograma e respeite os prazos de cada atividade.

A logística no canteiro deve ser toda pensada para evitar acidentes, aumentar a produtividade dos funcionários e criar um ambiente seguro para todos. Tenha muito cuidado ao armazenar materiais construtivos e respeite a ordem de execução das atividades.

Por exemplo, os escoramentos das lajes e vigas só devem ser retirados após o término do prazo estipulado pelo projetista estrutural. Não respeitar essa determinação atrapalha o desempenho da estrutura e pode acarretar em sérios acidentes.

7. Ter uma equipe desqualificada

As decisões que o arquiteto toma garantem o sucesso de uma obra. Porém, ele não é o único profissional que precisa se empenhar em suas atividades. Isso acontece, pois um canteiro é um local repleto de outros trabalhadores.

Independentemente do tamanho e da finalidade da obra, todos devem estar focados nos objetivos estabelecidos. Além do mais, é necessário que eles estejam atualizados com as novidades do mercado e as suas principais tecnologias.

O uso de novos equipamentos aumenta a produtividade da obra e garante a eficiência de todos. Ademais, as normas de segurança do trabalho e de desempenho na construção civil, como a NBR 15575, também precisam ser respeitadas.

É perceptível que existem vários desafios para aprender como planejar a construção de uma casa. Em qualquer situação, você, nosso leitor, precisa acompanhar o que há de mais moderno no mercado de arquitetura e trabalhar com profissionais qualificados.

Com as nossas dicas, fica mais difícil cometer erros na hora de planejar e construir. Em um momento tão importante para você e a sua família, o fundamental é se preparar e investir em um imóvel de qualidade, levando em consideração a segurança e o conforto de todos.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer aprender mais dicas para ter sucesso em sua obra? Descubra como contratar um arquiteto lendo este outro post!