15
set

BIM 8 MOTIVOS PARA DAR TOTAL CREDIBILIDADE AO CONCEITO INOVADOR

[slideshow_deploy id=’1617′]

A modelagem da Informação da Construção BIM, é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. São basicamente, todas as informações do projeto consolidadas e integradas em uma plataforma.

O Revit, um software desenvolvido para melhorar o entendimento geral sobre as intenções do desenho e qualidade do projeto de forma a reduzir os conflitos que acontecem durante a construção. Traz um maior controle e previsão de custos através da informação, o mesmo consiste de modelagem em 3D que permite enxergar de maneira mais clara o trabalho e, se preciso fazer as mudanças necessárias.

Planejamento

Ele agrega todas as partes envolvidas do planejamento à execução do projeto, podendo ser modificado ao mesmo tempo adicionando os dados que se referem a cada especialidade, o que facilita a compatibilização. Visto que trabalhar em conjunto era um assunto complicado por conta da variedade de especializações (elétrico, hidráulico, etc) existentes e necessárias, o que leva a uma economia de até 20% no valor da obra pela capacidade de quase extinguir erros de compatibilização. O que tornariam gastos exorbitantes dentro de um canteiro de obras.

Na Construção civil que quanto mais próximo da realidade de planejamento da obra estiver, maiores são as chances de sucesso do empreendimento no futuro, com o conceito BIM, acessamos e editamos várias informações economizando tempo e evitando erros de comunicação que se traduzem em enormes desperdícios e atrasos nas obras.

Benefícios

O novo sistema de informações traz:

  • Agilidade no processo de confecção do projeto
  • Estimulo da inspiração no processo de modelagem interna ou externa por ter um conceito de modelagens em 3D
  • Relaciona tipos e quantidades de insumos e mão de obra necessária para execução do projeto.
  • Alinhamento no objetivo no projeto de forma integrada para exercer todas as suas devidas funções.
  • Cumprimento das datas estipuladas no cronograma de obra
  • Oportunidade de testar soluções e aperfeiçoar recursos e processos com antecedência para evitar desperdícios, erros e gastos desnecessários.
  • Economia incomparável.
  • Valorização de tempo e dinheiro

De maneira prática, significa que as boas e velhas maquetes físicas podem ser substituídas por modelos em 3D dos empreendimentos. Por meio de um sistema interativo com projeção em 3D ou mesmo pelas televisões que possuem essa funcionalidade.

Esses modelos permitem um passeio virtual dentro do projeto para uma visualização melhor de cômodos, espaços sociais e até mesmo a vista da sacada com elementos mais ricos que trazem segurança e confiança. Deixando o cliente com a certeza sobre a viabilidade do negócio.

Curiosidade: Nem toda modelagem 3D é BIM, mas obrigatoriamente todo BIM é uma modelagem 3D.