14
abr

Decoração escandinava: o que você precisa saber sobre o estilo

A decoração escandinava é uma das tendências de 2021. Sobriedade, minimalista e aconchego são algumas das principais características do estilo. Nesse texto você encontra todas as informações sobre a tendência

Se você deseja renovar a decoração de sua casa ou de seu apartamento, precisa saber que existem diversas possibilidades de estilos. A decoração escandinava, por exemplo, é uma grande tendência, especialmente para as pessoas que desejam aliar estética, funcionalidade e, é claro, aconchego.

Nesse texto você irá conhecer melhor esse estilo decorativo, suas principais características e, também, dicas para inserir a decoração escandinava no seu imóvel de forma simples e prática. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é decoração escandinava?

Baseada no conceito minimalista, a decoração escandinava é um dos principais estilos para casas e para apartamentos, uma vez que foi considerada uma tendência decorativa não somente em 2021, mas também nos próximos anos. Isso porque, ao contrário de tendências de beleza e de moda, os estilos decorativos levam mais tempo para se tornar obsoletos.

As linhas retas, as cores neutras e o aconchego são algumas das principais características da tendência, que tem como objetivo trazer sobriedade e sofisticação para os cômodos com o uso de poucos móveis e objetos decorativos – uma vez que a tendência minimalista está baseada no preceito de que “menos é mais”.

Nesse estilo decorativo, os pequenos detalhes são essenciais para o resultado final do cômodo. Dessa forma, é importante que os moradores do imóvel estejam atentos aos itens que irão escolher para compor ao ambiente.

Como o estilo surgiu?

Apesar de ser uma das principais tendências da atualidade, a decoração escandinava não é um estilo recente. Isso porque seu surgimento está ligado ao século XIX, mais precisamente à história dos artistas Carl Larsson e Karin Bergoo.

Larsson descobriu seu talento para as artes ainda na infância, quando passou a se dedicar à pintura. Quando jovem, ingressou na academia com o objetivo de aprimorar ainda mais suas habilidades.

Apesar de ter conseguido uma vaga no ensino superior, o artista não obteve sucesso em sua carreira, já que encontrava dificuldades para comercializar suas obras. Contudo, esse cenário passou por uma mudança quando Larsson conheceu Karin Bergoo, também artista.

Bergoo, que posteriormente se tornaria esposa de Larsson, inspirou o pintor a experimentar novas técnicas e novos estilos de pintura, o que alterou os rumos de sua carreira profissional.

Após o casamento, Larsson e Bergoo foram morar juntos e sua casa era mais do que apenas uma residência, já que se tornou um verdadeiro ateliê de artes. Enquanto Larsson se dedicava à pintura de quadros, Bergoo trabalhava em projetos de arquitetura e de design de interiores, o que determinou o surgimento da decoração escandinava.

As pinturas de Larsson e os projetos de Bergoo eram tão contemporâneos que deram origem a um novo estilo de decoração, que foi chamada de escandinava, uma vez que a casa dos artistas estava localizada na Suécia.

Atualmente, a residência do casal é composta por um museu, que pode ser visitado por turistas que desejam conhecer um pouco da história e da obra de Larsson e de Bergoo.

Quais são as características do estilo escandinavo?

A decoração escandinava possui características marcantes, que tornam o estilo único. Pautada na realidade – e não na constituição de ambientes que só existem em fotografias e em protótipos -, a tendência pode ser facilmente aplicada em sua casa ou em seu apartamento, desde que você conheça suas características.

Simplicidade e conforto

A simplicidade e o conforto são elementos básicos dos cômodos que seguem a tendência escandinava. Para isso, é preferível que os moradores optem por móveis, como sofás e cadeiras, que prezem não somente pela estética do ambiente, mas também pelo aconchego das pessoas que irão frequentá-lo.

O estilo é caracterizado como simples, mas isso não significa que os cômodos possuem uma decoração incompleta. Muito pelo contrário: mesmo que a preferência seja pelo mínimo possível de móveis e de objetos, os detalhes são extremamente importantes para conferir praticidades e vivacidade ao local.

Dessa forma, é importante ficar atento não somente à escolha dos itens, mas também às cores, que serão discutidas mais adiante nesse texto.

Minimalismo

Conforme apontado acima, a decoração escandinava segue a tendência minimalista. Dessa forma, é caracterizada por atributos como sobriedade e organização. Para isso, a tendência segue alguns preceitos básicos, como a inserção de cores neutras na maior parte do ambiente, uma vez que os destaques ficam por conta dos objetos decorativos, como mantas e tapetes.

O princípio que rege o minimalismo na decoração é o de que “menos é mais” e, por isso, os moradores que desejam investir na decoração escandinava precisam pensar quais móveis e quais itens são necessários no ambiente.

Dessa forma, devem priorizar apenas os itens que irão ser úteis e funcionais, já que o excesso não é bem visto pela tendência, uma vez que comprometem, entre outros fatores, a organização, a estética e o conforto dos ambientes.

Cores neutras e cores relacionadas à natureza

A sobriedade é uma das principais características da decoração escandinava e, para isso, é necessário investir em cores neutras. As paredes e os pisos são marcados por tons de branco, de off white e até mesmo de bege, que devem ser predominantes nos cômodos.

Entretanto, isso não significa que os ambientes devem se parecer com uma clínica médica. Dessa forma, é necessário investir em itens decorativos que possuem cores relacionadas à natureza, como o verde e o marrom.

As mantas e os tapetes são objetos bem-vindos na decoração escandinava, especialmente quando estabelecem uma relação entre as cores neutras das paredes e os tons naturais dos tecidos. Além disso, a paleta de cores permite que o preto e que o branco sejam combinados na tendência, o que traz, além de elegância, aconchego aos espaços.

A principal indicação quanto às cores é ponderar as escolhas, para que o ambiente fique equilibrado, nunca carregado – uma vez que isso vai contra os princípios do minimalismo. Sempre preze pelo conforto e pelo aconchego.

Plantas, plantas e mais plantas

Como você pôde perceber, a decoração escandinava está intimamente relacionada à natureza e, por isso, deve contar com a presença de plantas. As espécies são capazes de adicionar sobriedade e elegância ao ambiente, além de contribuírem de forma significativa para o conforto e para a qualidade de vida dos moradores.

Existem inúmeras plantas que podem ser inseridas na decoração escandinava e você pode escolher como posicioná-las. As espécies podem, por exemplo, ser colocadas em vasos decorativos e até mesmo suspensas, o que é uma boa dica para cômodos com áreas modestas.

As plantas podem ser naturais ou artificiais, mas é importante que você prefira espécies que não contem com flores, uma vez que suas cores podem comprometer a estética do cômodo. Na lista abaixo você encontra algumas das plantas que podem ser utilizadas na decoração escandinava:

  • Bambu-da-sorte;
  • Suculentas;
  • Cactos;
  • Costela-de-adão;
  • Espada-de-são-jorge.

Funcionalidade e elegância

Por fim, mas não menos importante, é necessário destacar que os cômodos decorados de acordo com o estilo escandinavo são marcados pela funcionalidade e pela elegância. Dessa forma, todos os móveis e todos os itens decorativos inseridos no ambiente devem possuir uma utilidade.

De acordo com o minimalismo, tendência na qual a ideia é utilizar o mínimo possível de mobiliários e de objetos, a organização e a elegância estão relacionadas à sobriedade do cômodo.

Para selecionar móveis e itens funcionais, pense qual serão suas utilidades para o ambiente. Se você deseja, por exemplo, instalar um nicho no cômodo, precisa definir se sua função será apenas decorativa ou se a peça irá contribuir com a organização do espaço.

A elegância é obtida não somente pelo minimalismo, mas também pelo equilíbrio das cores e dos itens existentes no cômodo. Assim, de nada adianta possuir poucos móveis e objetos no local se os itens não estão em harmonia entre si.

Uma boa dica para conferir elegância aos cômodos escandinavos é apostar na combinação entre o preto e o branco. A harmonia entre esses tons pode, ainda, ser constituída de tons de verde e de marrom, que devem aparecer de forma singela em pequenos detalhes.

Como aplicar a decoração escandinava no seu imóvel

A decoração escandinava, também conhecida como decoração nórdica, é uma excelente opção para moradores que desejam obter conforto, sobriedade e sofisticação. Dessa forma, se você deseja investir na tendência, confira algumas dicas:

Os tecidos

Os tecidos são essenciais para a decoração escandinava. Nesse sentido, é importante ressaltar que os estofados de sofás e de cadeiras devem ser de cores neutras, assim como as paredes e os principais tecidos utilizados são o algodão e o linho.

Entretanto, mantas e tapetes podem – e devem – ser utilizados para conferir mais vivacidade ao cômodo, uma vez que apresentam cores relacionadas à natureza e podem conferir um toque especial ao ambiente.

Os objetos decorativos

Conforme mencionado acima, os objetos decorativos constituem os pequenos detalhes que podem conferir cores aos ambientes escandinavos. Vasos, mantas e tapetes estão entre os itens mais comuns da tendência.

Os pisos

A verdade é que não existe um piso ideal para a decoração escandinava, uma vez que as possibilidades são inúmeras. Entretanto, se você deseja obter um resultado fiel à tendência, a indicação é investir em pisos de madeira, especialmente os de cores claras.

Quem somos nós

Parceiros da Shiota Arquitetura, nós somos a Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil e operamos um dos maiores portais de imóveis do País. Conheça!