30
mar

Conheça os principais tipos de revestimentos de parede

Revestimentos de pastilhas cerâmicas na cozinha

A decoração de uma casa envolve inúmeros fatores. Os revestimentos de parede são importantes para o ambiente por isso, é necessário conhecer seus principais tipos

A decoração ou a redecoração de um imóvel pode ser um processo simples, ou envolver mudanças complexas. Se você sente que sua casa ou que seu apartamento precisa de uma renovação radical, uma boa dica é investir em revestimentos de parede.

Nesse texto você irá aprender o que são revestimentos de parede, seus principais tipos e dicas de como utilizá-los em cada cômodo do imóvel. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. 

O que são revestimentos de parede?

Os revestimentos podem ser posicionados tanto nas paredes quanto no piso de uma casa ou de um apartamento. O termo está relacionado a materiais de acabamentos, como azulejos, cerâmicas, pedras e pastilhas. Desse modo, os revestimentos podem ser definidos como a camada que reveste as paredes e/ou os pisos de um imóvel.

Os revestimentos de parede são grandes aliados de quem deseja renovar a decoração de um imóvel, pois promovem uma mudança radical nos cômodos. Contudo, além da estética, os moradores da casa ou do apartamento precisam considerar a funcionalidade antes de escolher o melhor tipo de revestimento.

Por isso, antes de selecionar uma opção, é importante responder algumas questões:

  • Em qual ou quais cômodos aplicar os revestimentos de parede?
  • Qual é a função dos cômodos?
  • Quais moradores irão utilizar os cômodos e para quais atividades?
  • Qual é o gosto pessoal dos moradores que irão utilizar os ambientes em questão?

Após refletir sobre as perguntas acima, você pode começar a pesquisar sobre o assunto. Para facilitar essa tarefa, veja no tópico abaixo os principais tipos de revestimentos de parede. 

Os principais tipos de revestimento

Atualmente, existem inúmeros tipos de revestimentos de parede no mercado. O nível de complexidade da aplicação varia de acordo com o material utilizado e, por isso, em alguns casos é necessário contratar um profissional especializado – caso você não possua conhecimento e experiência com esse tipo de atividade.

Conheça os principais tipos de revestimentos de parede:

Porcelanato

Conhecido por sua estética agradável e por sua resistência, o porcelanato é fabricado por uma mistura de porcelana e de minerais diversos. Por possuir uma boa durabilidade, é indicado para ambientes internos e externos e pode ser utilizado tanto em imóveis residenciais quanto em imóveis comerciais.

Os porcelanatos estão disponíveis em diversos tamanhos e cores. Apesar de existirem muitas possibilidades, uma das principais tendências da atualidade são os modelos maiores, que podem ser utilizados tanto nas paredes quanto nos pisos.

Outro benefício do porcelanato é sua facilidade de limpeza. A uniformidade no assentamento garante que as peças sejam higienizadas de forma simples e rápida. No entanto, essa opção possui uma desvantagem: o valor.

Quando comparado a outros tipos de revestimentos de parede, o porcelanato se mostra mais caro. Desse modo, você deve verificar quais atributos são mais importantes antes de fazer uma escolha.

Pastilhas

Disponíveis em diversas cores e modelos, as pastilhas são revestimentos exclusivos de paredes e são produzidas a partir de inúmeras matérias-primas. Sua durabilidade e sua resistência são atributos importantes, uma vez que, assim, podem ser instaladas em ambientes de maior umidade, como o banheiro e a cozinha.

E se você pensa que as pastilhas existem apenas nas versões em cerâmica, está enganado. Atualmente, é possível encontrar peças de vidro, de inox e até mesmo de madeira.

A boa notícia sobre as pastilhas é que elas podem ser utilizadas de inúmeras formas. É possível, por exemplo, revestir uma parede inteira ou, se preferir, revestir apenas faixas horizontais. 

Caso queira ousar, é possível inserir as pastilhas em cômodos menos comuns, como as salas e os quartos. Nesses casos, prefira os modelos texturizados.

Madeira ou materiais que imitam madeira

Revestimento de porcelanatos na bancada e parede da cozinha

A madeira é um dos principais tipos de revestimentos de parede. Isso porque, além de ser versátil, apresenta boa resistência e favorece a estética do ambiente de forma natural. 

Além disso, existem materiais que imitam madeira, que possuem menos durabilidade, mas que podem ser utilizados em diversos estilos decorativos, como em ambientes rústicos e em cômodos que seguem a tendência da decoração escandinava.

Os painéis de madeira são comuns em casas e em apartamentos no Brasil e, para isso, a dica é se atentar à qualidade do material. Além disso, o revestimento possui uma aplicação complexa, que deve ser realizada por um profissional especializado.

Papel de parede

Ao contrário do que muitos pensam, os papéis são um tipo de revestimentos de parede. Mais baratos e mais acessíveis do que as outras opções da lista, são versáteis e podem se adequar a qualquer cômodo e a qualquer estilo decorativo.

Outra boa notícia sobre os papéis de parede está relacionada à facilidade de aplicação. A instalação pode ser feita pelos próprios moradores do imóvel, que, apesar de não serem especializados, precisam ter cuidado quanto à formação de bolhas.

Esse tipo de revestimento está disponível no mercado em infinitas cores e modelos e, por isso, é importante que você as principais categorias:

  • Papéis de parede texturizados, que imitam outros tipos de revestimentos, como a madeira;
  • Papéis de parede vinílicos, que são mais resistentes e mais duráveis do que os modelos comuns;
  • Papéis de parede acetinados, que são indicados para imóveis nos quais os moradores possuem algum tipo de alergia à poeira e à sujeira.

Pedras

Revestimento de pedras nessa extensão da sala de trabalho

Se você é adepto da decoração rústica, deve considerar as pedras para revestir as paredes. O material pode ser utilizado tanto no interior quanto no exterior do imóvel e relaciona a decoração do espaço à natureza.

Esse tipo de revestimento de parede é indicado, ainda, para moradores que desejam criações únicas e originais. Isso porque as pedras são retiradas da natureza e uma peça nunca é igual à outra. 

A instalação das pedras na parede é complexa quando comparada, por exemplo, à aplicação do papel de parede e, por isso, o auxílio de um profissional é a recomendação básica.

Além disso, antes de optar pelas pedras como revestimentos de parede, é necessário que você saiba que esse material é de alto relevo e, por isso, a aplicação de outro revestimento é inviável posteriormente. 

Ladrilhos hidráulicos

Revestimento em ladrilho hidráulico na bancada e porcelanatos na churrasqueira e parede fundo

Os ladrilhos hidráulicos são um tipo de revestimento de parede bastante antigo, mas que virou tendência decorativa há pouco tempo. Os desenhos e os ornamentos são as principais características dos ladrilhos e, por isso, são materiais indicados para moradores que desejam ousar na decoração do imóvel.

Assim como outros tipos de revestimento, os ladrilhos podem ser utilizados tanto nas paredes quanto no piso. Nesse segundo ponto, entretanto, o projeto deve ser mais ousado e melhor elaborado.

Esses materiais são utilizados, sobretudo, em cômodos como a cozinha e o banheiro, mas podem estar presentes, também, em áreas externas, como em varandas e em jardins de inverno.

Não se esqueça do estilo decorativo

Agora que você já conhece os principais tipos de revestimentos de parede, é preciso, antes de realizar sua escolha, considerar qual é o estilo decorativo de seu imóvel ou do cômodo em questão. Caso você queira adotar uma nova tendência, veja abaixo as principais:

Decoração escandinava

A sobriedade e o aconchego são atributos básicos dos cômodos que seguem a tendência escandinava. Esse estilo decorativo é, portanto, marcado pela presença de cores claras e neutras, como o branco, o off white e o bege.

Entretanto, isso não significa que o espaço deve ser triste e sem vida. Os destaques da decoração escandinava podem ser encontrados nos detalhes, especialmente fornecidos pelos objetos decorativos. Nesse caso, a preferência é optar por cores fortes relacionadas à natureza, como o verde e o marrom.

Outro ponto fundamental do estilo escandinavo é o minimalismo. Por isso, ao escolher a tendência, tenha em mente que “menos é mais”. 

Decoração industrial

A decoração industrial é uma tendência contemporânea, que surgiu a partir da ocupação de galpões e de espaços que antes abrigavam fábricas. Desse modo, tem como principais características o uso de metal e de concreto.

Os revestimentos de tijolos – ou até mesmo os papéis de parede que imitam o material – são bastante comuns nesse estilo decorativo, além de ambientes que possuem canos de PVC à mostra.

Decoração industrial nesse loft super moderno

Decoração rústica

A decoração rústica, por sua vez, está relacionada à vida no campo e, por isso, possui um estilo bucólico. Ligada ao uso de materiais como a madeira e o laminado, tem como principal característica a relação com a natureza.

Desse modo, móveis com acabamentos não finalizados são comuns. Além disso, a tendência pressupõe a decoração com plantas, que são fundamentais para conferir naturalidade ao ambiente.

Quem somos nós

Parceiros da Shiota Arquitetura, nós somos a Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem a entrega e quem o administra. 

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil e operamos um dos maiores portais de imóveis do País. Conheça!