Saiba como contratar um arquiteto
11
ago

Saiba como contratar um arquiteto

A arquitetura é uma área em franco crescimento e as pessoas estão cada vez mais valorizando os benefícios de contar com um profissional desse tipo em suas obras, reformas e projetos. No entanto, escolher um arquiteto não é uma tarefa das mais simples.

Além de saber ao certo as suas necessidades, é preciso levar em conta diversos aspectos e pesquisar o mercado com afinco. Quer descobrir como fazer isso? Então confira o conteúdo a seguir e saiba como contratar um arquiteto:

Reflita sobre suas necessidades

O primeiro passo que você deve dar para descobrir como contratar um arquiteto perfeito para suas necessidades é saber ao certo o que você precisa na sua construção. Isso vai ajudá-lo não apenas a escolher o profissional, como também vai facilitar todo o processo de transformar suas demandas em uma proposta efetiva, que será a base do projeto. Pense em tudo: orçamento, estilo, tempo e outros detalhes. Assim as chances de acerto serão efetivamente maiores.

Monte uma lista de candidatos

O passo seguinte é montar uma lista de candidatos. Para fazer isso, você deve eliminar aqueles que não atendem às suas necessidades e também fazer uma pesquisa sobre cada arquiteto. Conversar com pessoas que já utilizaram os serviços desses profissionais seria de grande valia, mas, se isso não for possível, a internet pode ser uma forte aliada. Verifique se existem projetos disponíveis online, reclamações de clientes em sites especializados e cheque se eles possuem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de seu estado.

Visite as obras anteriores

Com um número cada vez menor de candidatos, você já pode pensar em visitar pessoalmente alguns de seus projetos. Além dos portfólios que esses profissionais geralmente apresentam, observar suas obras ao vivo pode fazer uma grande diferença para saber se o estilo, os detalhes e o resultado final estão em acordo com o que você sonha. Com seus próprios olhos, você avalia melhor a beleza do imóvel, a qualidade do acabamento e escolhe aqueles arquitetos que tenham um desempenho mais próximo do que você espera.

Faça reuniões

Agora, com um número ainda menor de opções, você pode agendar reuniões para compreender melhor a personalidade de cada um e também passar com mais detalhes os seus anseios com o projeto. Você também deve solicitar que eles apresentem um orçamento e expliquem de forma mais detalhada a maneira que trabalham. Também é o momento de criar empatia e saber se existe uma boa química entre cliente e profissional, afinal, vocês dois conviverão por alguns meses e afinidade é essencial.

Conte com uma empresa especializada

Contar com uma empresa especializada pode ajudar bastante a evitar grandes dores de cabeça no futuro. Essas companhias trabalham apenas com profissionais especializados, que possuem um know how de muito anos nos mais diversos tipos de projetos no mercado imobiliário. Além de terem familiaridade com todos os detalhes técnicos e estudos de viabilidade, um escritório de arquitetura pode propor soluções incríveis mesmo com pequenas reformas.

Essas são as dicas mais úteis na hora de contratar um profissional para elaborar o seu projeto! E então, aprendeu como contratar um arquiteto? Gostou dessas dicas? Conte para nós a sua opinião nos comentários!