comprar casa ou construir
05
ago

Comprar casa ou construir? Saiba aqui a melhor opção

Ter um imóvel próprio é o sonho da grande maioria dos brasileiros, afinal isso traz muita segurança e tranquilidade para o futuro. No entanto, com a enorme valorização do mercado imobiliário dos últimos anos, as quantias envolvidas para realizá-lo ficaram ainda maiores!

Por conta disso, uma das dúvidas mais comuns no setor é descobrir o que sai mais em conta: comprar casa ou construir? Para responder essa e outras perguntas, preparamos o conteúdo a seguir. Confira e saiba qual é a melhor opção!

Construir casa

Personalização

Construir casa é uma opção extremamente interessante e vem ganhando espaço no mercado pelos mais diversos motivos. Um dos mais notáveis é que essa escolha permite que você deixe seu futuro lar com a sua cara: é o cliente que define a planta do projeto e pode fazê-la do jeito que melhor atenda às suas demandas e necessidades.

É possível personalizar de diversas maneiras: investindo em uma sala maior, fazendo uma cozinha funcional, construindo um canil ou uma garagem para mais carros.

Controle de qualidade

Outra vantagem é que você faz um controle de qualidade maior ao acompanhar a obra. Lidando diretamente com os arquitetos e engenheiros, você escolhe os materiais, modifica o que não gostar e cobra mais os profissionais – garantindo que tudo saia como você idealizou para a sua casa própria.

Redução de gastos

Você também vai gastar muito menos, afinal, é perfeitamente possível planejar a construção de acordo com a sua situação financeira. Se você ficar mais apertado, você pode frear o ritmo. Se sobrou um dinheiro extra no final do mês, por que não adiantar o serviço? O projeto deve ser realista e dentro de suas possibilidades, com a chance de ter o melhor resultado final com um orçamento que cabe no seu bolso.

Bom investimento

Além de garantir uma moradia personalizada gastando menos, você estará fazendo um excelente investimento! Quando você levanta uma propriedade em um terreno, você agrega valor ao seu patrimônio e fica com a certeza de que poderá negociar tudo por uma quantia consideravelmente maior do que aquela que você aplicou. Mesmo que você não tenha a intenção de vender, é admirável saber que seu bem será valorizado e que seu dinheiro foi muito bem investido!

Comprar casa

Mais rápido

Comprar casa também tem algumas vantagens! A primeira delas e possivelmente a mais evidente é a rapidez: o imóvel já está pronto! Dessa forma, você precisa apenas ter a quantia necessária, negociar com o proprietário, pagar e esperar a documentação ficar pronta. Para quem precisa de uma mudança com urgência, essa pode ser a alternativa mais coerente.

Sem obras

O outro ponto a ser considerado é que quem já adquire a unidade construída não precisa pensar na edificação e não tem esse tipo de estresse. Você não acompanha o desenvolvimento da casa, não lida com profissionais e não monta o projeto.

Ainda que muitas pessoas adorem deixar tudo ao seu gosto e não abram mão que sua unidade atenda completamente às suas demandas, um imóvel novo evita dores de cabeça para quem odeia os processos de construção e não aguenta ficar na obra.

Porém, caso a opção seja por um imóvel usado, há grande chance de ser necessários reparos e uma pequena reforma. Portanto, nesse caso, você não ficaria totalmente livre de ter que lidar com obras.

Concluindo

E então, decidiu se você prefere comprar casa ou construir?

Uma forma perfeita de aliar os benefícios de participar da construção é contratando um arquiteto ou uma empresa de arquitetura, como a Shiota Arquitetura.

A empresa faz projetos de arquitetura e executa obras, e tem know-how para criar um projeto perfeito e administrar a execução, que não lhe trará dor de cabeça e atenderá a todas as necessidades pessoais e da sua família. Ficou interessado? Então entre em contato com um de nossos profissionais!