Reforma de apartamentos
07
fev

O que é preciso para a reforma de apartamentos?

Ao formar uma família, automaticamente, nosso desejo passa a ser dar o máximo de conforto para quem se ama. Por isso, a busca por um imóvel, para chamar de lar, se torna uma prioridade na vida de muita gente. Quando você já encontrou esse lugar e acha que ele precisa apenas de alguns toques pessoais, entra em cena a necessidade de reformar.

Se o seu lar é um apartamento, a reforma exige algumas palavras de ordem: paciência, organização e disposição. Por isso, listamos aqui algumas dicas para tirar de letra as fases mais complexas da reforma de apartamentos.

Aprenda a planejar

Não importa se a reforma é em todo o imóvel ou apenas em alguns cômodos, fazer um planejamento detalhado vai garantir que nenhuma etapa deixe de ser cumprida e que sua obra não seja realizada de forma descuidada. Coloque no papel tudo o que será necessário para a reforma, desde valores e burocracia até a escolha das cores e dos móveis.

Conheça a estrutura de seu imóvel

Pode parecer loucura, mas é indispensável que você entenda como funciona a parte estrutural de seu apartamento. Pilares, lajes, vigas e fundação são os elementos que guiarão os passos de sua reforma e não poderão, de jeito nenhum, ser alterados sem a análise e o consentimento de um engenheiro ou arquiteto especialista em estruturas. Assim, qualquer tipo de alteração que envolva a estrutura, deverá ser solicitado ao responsável pela construção que poderá ou não consentir.

Desburocratizando

Não se esqueça: qualquer modificação estrutural que for realizada em seu imóvel, deve ser registrada na prefeitura de sua cidade. Além disso, esse tipo de reforma só poderá ser feita tendo, como responsável, um profissional técnico, seja um engenheiro ou um arquiteto. Outro detalhe importante é que o síndico do seu prédio deve ser comunicado antes da reforma começar, pois ele também se responsabilizará por qualquer problema que aconteça eventualmente.

Seja um bom vizinho

Haja com o máximo de educação que conseguir, se reúna com seus vizinhos, explique quanto tempo dura a reforma de apartamentos, os horários em que os profissionais estarão trabalhando na obra e evite problemas futuros. Uma política da boa vizinhança, bem feita, ajuda a não ter incômodos desnecessários. Diplomacia é a alma do negócio.

Vamos falar de valores

Não existe reformar sem planejamento financeiro, portanto coloque na ponta do lápis tudo o que gastará com sua obra. Todo pequeno valor deve ser computado, para que você tenha certeza de que vale à pena seguir com o projeto, economizando na reforma sempre que possível. Redobre sua atenção, acompanhe o trabalho de seu arquiteto, procure saber quanto custa cada material no mercado. Todo cuidado é pouco para não se fazer gastos desnecessários. Atualize-se e não deixe de consultar seu arquiteto antes de dar vazão ao ímpeto de sair comprando.

Contrate um profissional, sim

E por último e mais importante, antes que seguir qualquer uma das dicas acima, contrate um profissional capacitado para te ajudar com sua reforma. Não deixe de buscar por profissionais que apresentem sua RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), como os do Shiota Arquitetura. Um bom arquiteto assumirá a responsabilidade de criar o projeto que melhor se encaixará aos seus desejos, ajudará a contratar prestadores de serviço comprometidos, participará da escolha dos materiais ideiais, entre outras coisas.

Se você ainda está com dúvidas quanto à reforma de apartamentos, quer entrar em contato com uma empresa de grande relevância no mercado e deseja contratar um arquiteto competente para criar seu projeto, não perca tempo e conheça a Shiota Arquitetura. Clique aqui, acesse o site e entre em contato.