Projetos residenciais: tiramos as suas principais dúvidas. Confira!

 
  • Projetos residenciais
    29
    ago

    Projetos residenciais: tiramos as suas principais dúvidas. Confira!

    A hora de elaborar projetos residenciais é muito delicada, pois envolve dúvidas cujas respostas são muito divergentes. Afinal, há muitas pessoas sem qualificação técnica querendo opinar e muitos profissionais que estão visando somente o lucro. 

    Todo cuidado é pouco. Para ajudar você nessa saga, separamos as principais dúvidas em projetos residenciais (e as solucionamos!). Confira!

    Qual profissional é o mais adequado para realizar o planejamento e orçamento dos projetos residenciais?

    Primeiramente, qual a diferença entre planejamento e orçamento de obras? Em muitos projetos não arquitetônicos o orçamento é contido no planejamento. Nas obras, entretanto, eles representam duas atividades distintas: o planejador cuida principalmente do cronograma e o orçamentista do orçamento. 

    Por isso, para cortar custos, criou-se o hábito de contratar somente um desses profissionais para as duas funções ou de executá-las em momentos distintos. Mas esse é um dos principais erros: planejamento e orçamento devem ser feitos simultaneamente e devem “conversar” entre si.

    Quando o planejador está realizando a duração de uma atividade no cronograma, precisa ter em mente a produtividade esperada pelo orçamentista. Ao mesmo tempo, para saber dos custos extras de uma obra, o orçamentista precisa saber se o planejador está inserindo alguma jornada noturna ou aos fins de semana. 

    Ambos precisam sentar e alinhar as expectativas para que sua obra saia com a melhor relação entre custo e benefício. 

    Mas então não é melhor contratar um profissional para as duas tarefas? Sim e não. Só vale a pena se o profissional tiver um know-how profundo de ambas as tarefas.

    Qual profissional contratar: engenheiro ou arquiteto?

    Primeiramente, devemos esclarecer que o arquiteto é responsável pelo “projeto arquitetônico”, que diz respeito ao modelo da fachada da casa, da divisão do espaço e do estilo geral da construção.

    Ele não realiza cálculo estrutural da casa, dizendo os tipos de vigas, de instalações hidráulicas, etc. Para essas tarefas, ainda é imprescindível um engenheiro.

    Para economizar na obra, muitas pessoas cometem o equívoco de contratar o engenheiro para o projeto arquitetônico. Com isso, elas obtêm uma casa que não é tão bem dividida, uma fachada de pouco destaque e janelas e portas em espaços pouco funcionais, por exemplo. Confira as vantagens de um arquiteto:

    • Otimização da utilização do espaço do terreno;
    • Melhor distribuição de cômodos da casa, tendo em vista as dimensões dos móveis comumente utilizados;
    • Melhor ventilação e iluminação. As janelas e as portas são imaginadas tendo em vista o posicionamento do sol e em conjunto;
    • Projeto voltado para a funcionalidade. Com um arquiteto, você evita corredores longos e casas labirínticas. 

    É melhor comprar ou construir uma casa?

    Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, construir é melhor. O principal motivo é você acompanhar a construção desde o começo, podendo garantir a qualidade passo a passo. Você mesmo contrata os profissionais ou as empresas em que confia mais.

    Além disso, você tem um projeto personalizado de acordo com seu gosto e seu desejo. Se você planeja aumentar a família, por exemplo, já pode deixar um cômodo reservado para o futuro quarto do bebê.

    Você vai economizar bastante, acredite. Em uma casa pronta, entra no cálculo do valor o lucro esperado pelo proprietário ou pela incorporadora, que podem ser muito elevados. Construindo seu próprio lar, você paga somente o preço de custo.

    Essas decisões não são fáceis. Você deve investigar suas necessidades e intenções no atual momento e projetá-las no futuro. Afinal, sua casa é o local onde você deve se sentir o mais confortável. É essencial fazer algo bem planejado desde o começo e, se você tem tempo, optar por construir é sempre a melhor opção. 

    Quer saber mais vantagens de contratar um arquiteto para seus projetos residenciais? Confira nosso post!

Nenhum comentário

Leave a reply

  • dicas-para-trazer-mais-sustentabilidade-para-construcao-da-casa
    19
    jul

    Projetos Residenciais

    Tenho certeza que poderemos entregar o melhor projeto de arquitetura para a construção da sua casa.

    Para isso contamos com mais de 15 anos de estudos e experiências minha e da nossa equipe, o que nos dá a capacidade necessária para desenvolver um projeto para uma casa confortável, charmosa e além de tudo econômica.

    Garantimos isso pois sabemos qual a melhor forma para dispor os espaços, tais como quartos, sala, cozinha, área de lazer e afins. Sabemos como dimensionar as entradas de luz e ventilação para uma casa iluminada durante o dia e aconchegante durante a noite. Vamos fazer a escolha correta dos acabamentos (pisos, revestimentos, metais, etc.) de acordo com a disponibilidade e clima da sua região. E tudo de acordo com as normas locais e internacionais.

    Temos tanta confiança em nossos serviços que garantimos a devolução integral do seu investimento, caso não fique satisfeito com o projeto.

    O custo de um projeto arquitetônico, de acordo com o Institutos de Arquitetos do Brasil e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (veja aqui) é de aproximadamente 10% do valor total da construção. Entendemos que esse é um preço justo para um projeto de arquitetura.

    Porém entendemos também que este valor, muitas vezes, está acima do que a família pode comprometer do seu orçamento para a construção do seu sonho.

    Pensando nisso, desenvolvemos em nosso escritório, uma metodologia de captação, atendimento e desenvolvimento de projetos que nos dá a capacidade para atende-lo por muito menos que isso.

    Ou seja, para te entregar um projeto de arquitetura que te trará conforto e beleza para sua casa, além de tranquilidade e segurança na execução da obra, pois todos os nossos projetos vêm completos com indicações de acabamentos, revestimentos e acessórios.

    Mas não é só isso. Vamos te entregar também imagens incrivelmente realistas de sua casa, tanto da fachada quanto dos espaços internos, para que você tenha uma visão completa de como será a sua casa dos sonhos.

    Sabia que um projeto completo, bem elaborado e bem estudado representa mais de 30% de economia na sua obra. (veja aqui).

    Não desperdice seu dinheiro com projetos mal elaborados.

    Não desperdice seu suado dinheiro com projetos que não se encaixam com seu estilo de vida, com suas idéias ou com suas atividades cotidianas.

    Não desperdice seu dinheiro com projetos que não estão adaptados com seu terreno, com sua região e com as normas e legislações locais.

    Invista em você mesmo. Uma casa bem feita e bem pensada vende 30% mais rápido. Investir em um bom projeto de arquitetura é LUCRO, pro seu bolso, pro seu bem estar e pra felicidade de toda a sua família.

    Projetos Residenciais Realizados

    Gostou dos nossos projetos?
    Temos ideias incríveis pra sua casa!