Problemas de umidade
17
abr

Problemas de umidade: 4 maneiras de resolver

No momento que você mais precisa, você encontra seus casacos, malas, calçados e demais artefatos de couro, todos cobertos de mofo. Além do prejuízo financeiro, essa situação pode resultar em perdas de compromissos, atrasos e, em alguns casos, sentimento de vergonha por não poder emprestá-los para uma visita, por exemplo.

O grande vilão desse cenário é o teor de umidade que está elevado na casa ou apartamento. Ela pode estar permeando a sua casa através das paredes, principalmente. A origem dessa umidade pode estar no início da construção, na manutenção ou em alguma reforma posterior.

De qualquer modo, existem algumas dicas para você resolver esses problemas de umidade. Acompanhe o texto e veja quais são elas.

1. Verifique a situação das calhas e das telhas

As calhas que captam a água da chuva que escorre do telhado, muitas vezes, são responsáveis por infiltrações nas paredes. Verifique se há pontos de vazamento. Os dutos descendentes das calhas podem apresentar falhas no ponto de encaixe. Ali, costumam ocorrer vazamentos que permitem que a água escorra pela estrutura.

Telhas quebradas ou mal instaladas também podem permitir gotejamentos para a laje ou o forro da casa. A partir daí, surgem aquelas manchas na parede ou no teto que, mais tarde, vão permitir o desenvolvimento de fungos — além de deixarem a casa com uma aparência bem desagradável, também podem desenvolver alergias nos moradores.

2. Mantenha a casa sempre arejada

Uma das medidas mais simples e eficientes para reduzir os problemas provocados pela umidade é manter a casa sempre bem arejada. Abrir portas e janelas constantemente já reduz bastante a ocorrência de umidade. O mesmo deve ser feito com os armários.

Por sua vez, nos cômodos onde é possível a entrada dos raios solares o efeito é ainda melhor. Mantenha sua casa iluminada pelo sol o tempo que for possível.

3. Afaste os móveis da parede e use giz

Móveis encostados na parede são candidatos à formação de mofo. Mantenha-os afastados cerca de 5 cm das paredes. Isso será suficiente para permitir uma aeração das paredes e dos móveis.

Além disso, coloque alguns pedaços de giz (“giz de professor”, desses de escrever no quadro) em um pote de boca larga e sem tampa. Ponha o pote dentro do armário. Quando estiverem úmidos coloque-os para secar ao sol e volte com eles para o armário.

Utilizar bicarbonato de sódio em pequenos potinhos espalhados pela casa é uma alternativa ao giz. Quando formarem pequenas bolinhas, em razão da umidade que absorveram, está na hora de trocá-los.

4. Cuidados com carpetes e cortinas pesadas

Carpetes geralmente são conhecidos por  serem retentores de umidade, poeira e ácaros. No entanto, se você gosta deste tipo de revestimento, opte pelos carpetes de fibra sintética e com propriedades anti-alérgias e anti-fungicidas.

Do mesmo modo, as cortinas pesadas, que transformam sua casa em uma caverna, devem ser substituídas por cortinas leves ou persianas que facilitem a aeração e a iluminação naturais.

Com estas dicas você poderá reduzir — ou até eliminar — os problemas de umidade presentes em sua casa. Por isso, nao deixe de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais e garantir que eles também se livrem desse problema.