planejamento-da-obra-ou-orcamento-por-onde-comecar
27
maio

Planejamento da obra ou orçamento: por onde começar?

Sempre quando se trata do início de uma obra, surge a dúvida em relação ao seu ponto de partida: por qual etapa devemos começar? Pelo orçamento ou pelo planejamento da obra?

Para início de conversa, devemos ter em mente que ambos são fundamentais e devem ser unidos com harmonia desde o início da obra. Isso porque precisamos que os trâmites subsequentes ocorram da melhor maneira possível, sempre evitando as temidas surpresas indesejadas.

Nessas horas é necessário ter muita atenção para não tomar uma atitude equivocada. Todos os cuidados fazem a diferença e podem melhorar a obtenção de resultados positivos no canteiro.

Quer saber mais sobre o assunto? Então por que não continua conosco? Temos dicas incríveis para você. Confira!

O que distingue o orçamento do planejamento da obra?

A distinção entre orçamento e planejamento não é muito nítida. Engana-se quem pensa que planejamento é somente cronograma e orçamento é apenas custo. Afinal, tanto um quanto o outro são dependentes e indissociáveis. Vejamos o porquê disso.

Peguemos o exemplo da mão de obra: a pessoa que elabora o planejamento define o cronograma, a quantidade e a qualidade da mão de obra, porém, como ela pode fazer isso sem conhecer a produtividade que foi empregada pelo orçamentista?

De forma análoga, se o orçamentista calcular o custo dessa mesma mão de obra, como fazê-lo sem saber os turnos dos trabalhadores ou quantas são as frentes de trabalho atacadas?

Desse modo, fica muito claro que o planejamento e o orçamento são ações que devem ser realizadas sempre em conjunto, e com muita comunicação e diálogo intenso entre ambas.

Como realizar um planejamento de uma reforma sem estourar o orçamento?

Agora que você já conhece a sutil diferença entre planejamento e orçamento, veremos dicas de como realizar uma reforma bem planejada sem estourar o orçamento estipulado.

Consulte um profissional

Muitas pessoas pecam por querer resolver tudo por conta própria, negando-se a contratar um profissional engenheiro ou arquiteto. Entretanto, tenha em mente que uma obra é um serviço complexo e que demanda conhecimento e experiência.

Esse profissional assessora a obra, dando dicas e orientações no sentido de evitar que a reforma comprometa a estrutura do imóvel ou venha a desvalorizá-lo no futuro. Ademais, ele auxilia na definição de prazos, custos e na própria execução.

De acordo com um artigo divulgado pelo Instituo Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA), o profissional contratado pode cobrar de 5 a 25% do valor total da obra. No entanto, vale lembrar que, mesmo pagando mais caro, com certeza a obra ficará mais ágil, mais eficiente, e trará menos surpresas.

Pesquise os custos da obra

A reforma que for efetuada em sua casa sempre deve vir acompanhada de muitas pesquisas, tanto dos materiais necessários, quanto da mão de obra. A atenção especial deve ser voltada aos custos da mão de obra, já que são esses os que geralmente fazem com que o orçamento seja extrapolado.

Por exemplo, muita gente acha que o pedreiro será o responsável por tudo na obra, quando, na verdade, ele faz a parte bruta das atividades. A instalação de determinado revestimento ou a pintura de determinada parede exigem profissionais com capacitações diferentes.

Dessa forma, não tem jeito: para honrar ao máximo o orçamento, é necessário calcular os custos minuciosamente antes de tomar qualquer tipo de decisão.

Não compre nada se você ainda não sabe como será o planejamento da reforma

É muito comum as pessoas irem comprando materiais antes de possuir o planejamento e o orçamento prontos. Mesmo que apareça alguma promoção ou a ansiedade seja tamanha, espere!

Afinal, do que adianta ter toda a parte de lustres e iluminação se você ainda nem começou a reforma no seu teto para colocá-los? Pode ser que um dinheiro gasto precipitadamente faça falta no futuro e a obra acabe se atrasando por conta disso.

Assim, deixe para comprar os materiais na hora certa e com o orçamento disponível para isso.

Defina metas

Essa dica é muito útil em todas as questões de nossas vidas, e não apenas para o setor da construção civil. Quem define metas tem mais facilidade para direcionar os trabalhos e engajar a equipe.

Porém, deve-se ter muito cuidado ao determiná-las. Trabalhar com objetivos que estão fora do seu alcance apenas atrapalha a execução das atividades. Desse modo, analise muito bem a condição econômica da obra e as características dos profissionais à sua volta.

Assim, é possível criar metas que aumentam a produtividade.

Utilize um software de gerenciamento

As tecnologias vieram para ficar em nossa sociedade. Com o passar dos tempos, somos surpreendidos por novas tecnologias que melhoram a nossa qualidade de vida. E isso não poderia ser diferente para a construção civil.

Um canteiro de obras é um local repleto de equipamentos e sistemas que são utilizados para auxiliar as atividades de engenheiros, arquitetos e vários outros profissionais. Entre eles, os softwares de gerenciamento são os que mais se destacam no mercado.

Com eles, é possível acompanhar tudo o que acontece sob a sua supervisão e manter o orçamento em dia. Além do mais, você tem mais facilidade para reduzir despesas e encontrar gargalos financeiros e operacionais que atrapalham o desempenho de todos.

Por isso, faça uma pesquisa e encontre uma ferramenta adequada às suas necessidades e sinta o aumento de produtividade em sua rotina.

Faça um cronograma detalhado

Cada tipo de obra tem características diferentes umas das outras. Seja para construir um arranha-céu ou executar reforma, é fundamental detalhar todas as atividades previstas no planejamento.

Quem faz apenas uma análise global tem a falsa segurança e acredita que tudo está sob controle. Porém, a realidade é completamente diferente. Os desafios que surgem em um canteiro de obras são variados e surpreendem um profissional despreparado.

Dessa forma, tenha muita calma e atenção ao descrever o planejamento da obra. Essa atitude permite que você tenha um melhor controle dos custos e aumenta a qualidade das etapas construtivas.

Acompanhe o andamento das atividades

Muitos profissionais acreditam que o orçamento e o planejamento da obra são processos realizados apenas uma vez. Apesar de todo o esforço para realizá-lo da melhor maneira possível, imprevistos e problemas acontecem quando menos se espera.

Portanto, é necessário acompanhar tudo o que acontece em seu canteiro de obra. Além de garantir o andamento dos processos, você tem mais autonomia para tomar decisões e solucionar as questões que atrapalham a performance de todos.

É perceptível que existe uma linha muito tênue entre o planejamento e o orçamento de uma obra. Entretanto, ambos devem ser criados e analisados da mesma maneira. Quando isso acontece, os profissionais envolvidos têm mais segurança em suas rotinas de trabalho e conseguem realizar as atividades dentro daquilo que foi programado.

Com todas essas informações, com certeza ficou mais fácil entender a diferença entre orçamento e planejamento da obra, bem como compreender as dicas essenciais para realizar uma reforma sem estourar o orçamento.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer aprender ainda mais sobre as melhores técnicas de construção e as tendências do mercado? Descubra 3 dicas para elaborar projetos de uma casa nova!