Integrar a sala à cozinha
26
jan

Descubra os prós e contras de integrar a sala à cozinha

Integrar a sala à cozinha é uma das maiores tendências de arquitetura do momento. Podemos ver essa realidade tanto nos novos projetos para apartamentos e casas funcionais, quanto em propriedades mais antigas, nas quais os donos investem em obras e derrubam paredes para contar com esse item.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa possibilidade. Para elucidar um pouco mais o tema, preparamos uma lista que aponta algumas das maiores vantagens e desvantagens da famosa cozinha americana. Não deixe de conferir:

Prós de integrar a sala à cozinha

Passa a sensação de amplitude

Um dos maiores prós de integrar a sala à cozinha é que isso confere uma sensação muito maior de amplitude. Com a derrubada da parede e a união dos dois ambientes, a impressão é de que o imóvel é bem maior, ainda que a metragem total permaneça exatamente a mesma.

Além disso, vale lembrar que essa alternativa melhora a propriedade em outros aspectos. A iluminação, por exemplo, tende a ser mais efetiva, pois os raios solares podem penetrar mais facilmente, sem anteparos. O mesmo vale para a ventilação, que também se torna mais eficiente.

Promove uma maior integração

Outro ponto muito desejável entre as pessoas que optam por uma cozinha americana é que ela promove mais integração entre os moradores e visitantes. As pessoas podem conversar mais facilmente, mesmo que algumas estejam envolvidas na preparação dos alimentos, por exemplo.

Isso também permite monitorar melhor as crianças durantes as tarefas do dia a dia, algo que é bastante interessante, especialmente para quem tem filhos pequenos e não conta com o auxílio integral de uma babá.

Traz mais funcionalidade

A casa também acaba ficando muito mais funcional quando as paredes que separam a sala da cozinha são retiradas. O espaço adicional pode ser usado, por exemplo, para a instalação de um balcão, uma bancada de café ou até mesmo uma mesa maior.

Além disso, a locomoção entre os cômodos fica muito mais simples e direta, com a excepcional oportunidade de estar em dois lugares simultaneamente.

Contras de integrar a sala à cozinha

Reduz o espaço para armários

Um dos principais contras de integrar a sala à cozinha é que isso reduz o espaço disponível para a colocação de armários. Esse problema pode ser bastante indesejável, especialmente para pessoas que gostam de fazer pratos complexos e demandam muitas louças, itens e panelas diferentes.

A saída, nesse caso, é otimizar o espaço que sobrou e usar ganchos charmosos nas paredes restantes e o balcão da pia para armazenar os utensílios culinários.

Pode deixar cheiro de gordura

Por fim, muitas pessoas consideram esse como o pior problema da integração entre sala e cozinha. Para quem não abre mão de frituras, a conexão sem paredes acaba facilitando com que o cheiro se espalhe mais facilmente, inclusive podendo impregnar a mobília da sala de estar.

Para evitar que isso ocorra, é necessário investir em uma coifa com exaustão bem eficiente. Um cardápio mais saudável, com uma dieta que priorize cozidos e assados também ajuda.

Esses são os prós e contras de integrar a sala à cozinha. Qual alternativa você prefere? Conte para nós nos comentários!