3-dicas-para-elaborar-projeto-da-casa-nova
07
abr

7 dicas para elaborar projeto da casa nova

Encontrar a casa perfeita não é uma tarefa simples. São tantos detalhes e funcionalidades que fazem a diferença no dia a dia que fica quase impossível encontrar um imóvel que atenda todas as suas expectativas e necessidades. Por isso, muitas pessoas optam por construir uma nova casa.

Depois de escolher um bom terreno e a melhor localização, é necessário planejar como será o novo imóvel. Desenvolver um bom projeto da casa é fundamental para que ela fique dentro das suas expectativas, por isso confira nossas sete dicas para elaborar o projeto da casa nova.

1. Idealize o imóvel

A sua nova casa precisa ser a sua cara e atender as necessidades da sua família, certo? Por isso, a tarefa de sonhar com ela cabe aos futuros moradores. Antes de desenvolver o projeto verdadeiro, pense em como seria a casa ideal para vocês.

Planeje se será uma casa grande, a quantidade de vagas de garagem que são necessárias, qual será o estilo da casa, a quantidade de quartos e todos os pontos que são importantes no projeto da casa.

É fundamental ter uma lista com as suas preferências antes de solicitar o projeto a um profissional de arquitetura, uma vez que isso evita o retrabalho e facilita muito no planejamento. Essa etapa de idealização é muito importante mesmo se você optar por um projeto preexistente, pois as suas ideias são necessárias para a adaptação do projeto às suas necessidades.

2. Faça um bom levantamento de custos

Antes de iniciar qualquer investimento, é essencial saber qual é a quantia financeira necessária para realizar uma obra, já que, construir nem sempre é a opção mais barata.

Porém, se você optar por fazer uma nova casa, é importante calcular os custos para programar com antecedência o pagamento e não ter surpresas desagradáveis, como precisar parar a obra por falta de verba.

Por isso, pesquise quanto você gastará em média com mão de obra e materiais. Não se esqueça de considerar a etapa de acabamento e os móveis que serão necessários no novo lar. Alguns sites, como o CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção ou o Arquitecasa te ajudam a calcular os custos de forma mais realista.

3. Contrate um bom arquiteto

Contar com o profissionalismo de um bom arquiteto é fundamental para elaborar um projeto da casa com sucesso. Isso porque esse profissional pensa em cada detalhe do seu imóvel, tem uma boa visão estética e observa a funcionalidade de todos os cômodos e móveis.

Mesmo que você acredite que já sabe exatamente como quer que sua casa seja, muitas questões passam despercebidas por quem é leigo no assunto construção. Por isso, ouvir a opinião do arquiteto faz toda a diferença no resultado do projeto da casa nova.

Trabalhar com um bom arquiteto aumenta as chances da sua nova casa ficar exatamente como você imaginou e evita o desperdício de materiais. Contar com um profissional capacitado ainda te ajuda a economizar e não ter problemas, uma vez que ele sabe te indicar os melhores preços de materiais e os melhores profissionais para cuidar da sua obra.

São muitos os detalhes que precisam ser pensados no momento de elaborar o projeto e construção da casa nova. A ajuda de um bom profissional será primordial para que você tenha sucesso.

Portanto, faça uma pesquisa de mercado e encontre uma equipe preparada para atender às suas necessidades e que realize o projeto da sua nova casa.

4. Mantenha a documentação em dia

Cada tipo de obra tem características e particulares que precisam ser respeitadas. Porém, todas elas devem ter documentos para a regularização e liberação das atividades. Eles podem variar de acordo com as exigências da prefeitura em que o terreno se localiza. Por isso, citamos alguns de seus principais exemplos abaixo:

  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
  • alvará de construção;
  • habite-se;
  • comprovante de propriedade do imóvel;
  • memorial descritivo.

Fique atento para obtê-los no momento correto, pois nem todos são necessários para se iniciar uma obra.

5. Escolha o terreno adequado

Escolher o terreno ideal é uma etapa que nem sempre recebe a devida atenção que merece. Esquecer-se disso é uma péssima ideia, já que uma escolha errada afeta todo o desempenho da obra.

A topografia do terreno precisa ser analisada com muito cuidado. As movimentações de terra ocorrem de acordo com as determinações do projeto arquitetônico. Portanto, escolha um local que exija a menor quantidade de alterações possíveis. Além de reduzir as despesas, isso facilita os trabalhos e aprimora o cronograma da obra.

O tipo do solo determina quais são as soluções de engenharia adotadas no projeto. Os solos arenosos não são recomendados para construções pesadas e que têm grandes carregamentos. Já os solos formados por pedregulhos dificultam a escavação e a execução de fundações profundas. De qualquer forma, é necessário contratar um serviço de sondagem para descobrir a composição e a presença de água no solo.

A iluminação solar também é outra questão muito importante. É recomendável posicionar a casa de uma forma que os quartos fiquem voltados para o nascer do sol, assim como as áreas de lazer e de piscina. Contar com a iluminação solar é uma ótima forma para cortar gastos com iluminação artificial e criar um ambiente sustentável.

6. Invista em mão de obra qualificada

Um canteiro de obras é um ambiente de trabalho formado por diferentes profissionais. Ali, engenheiros, arquitetos, pedreiros e todas outras pessoas envolvidas no projeto precisam atuar em conjunto e de acordo com o que foi planejado.

Como a construção civil sofre várias mudanças com o passar dos anos, é fundamental que todos esses colaboradores acompanhem essa evolução. Quando isso não acontece, a qualidade da obra é colocada em risco, e você precisa evitar essas situações a todo custo.

Assim, invista em uma equipe bem preparada e capacitada. Forneça os melhores equipamentos existentes e veja como é possível obter resultados positivos com facilidade.

Lembre-se de planejar reuniões para acompanhar o andamento das atividades e promover o diálogo entre os envolvidos.

7. Utilize novas tecnologias

A construção de uma nova casa é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Nesses momentos, muitos idealizam um ambiente aconchegante e que tenha tudo aquilo que desejamos.

Hoje em dia, existem várias ferramentas e sistemas que melhoram a experiência dos usuários de uma residência. A automação residencial já é uma realidade e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. A iluminação de LED melhora a ambientação dos cômodos e reduz o consumo de energia.

Já os sistemas de aproveitamento de água de chuva e de energia fotovoltaica promovem a sustentabilidade, mostram quem você está preocupado com a preservação da natureza e diminuem despesas.

Dessa forma, ao descobrir como elaborar um projeto arquitetônico, preze pelo uso de novas tecnologias e faça com que toda a sua família tenha muita comodidade.

É perceptível que a construção de uma casa exige diversos conhecimentos. Desse modo, é essencial conhecer as melhores técnicas construtivas do mercado para realizar uma obra dentro do planejamento, que não extrapola o planejamento e respeita a natureza.

Agora que você já sabe como elaborar um projeto arquitetônico, siga a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do mercado da construção civil!