revestimento para parede
02
maio

4 dicas de revestimento para parede. Escolha o seu!

Sempre que decoramos ou reformamos a casa, pensamos nos móveis, nos objetos decorativos, no piso que iremos utilizar em cada ambiente, na segurança, e, é claro, nas paredes. A primeira coisa que vem à mente é pintá-las, mas ficamos em dúvida sobre a cor. Mas, por que não considerar um revestimento para parede?

Os revestimentos são práticos, quase não fazem sujeira e possuem infinitas possibilidades, cores e texturas para imprimir personalidade a cada ambiente. Que tal ousar? Veja as nossas dicas e vista as paredes da sua casa!

1. Papel ou adesivo de parede

Papéis e adesivos de parede são os revestimentos mais versáteis do mercado. Eles são muito fáceis de aplicar e a variedade de estampas é grande. Além disso, duram mais que a tinta, já que não precisam ser lavados ou retocados e você poderá trocá-los sempre que enjoar. É possível decorar apenas uma parede ou o ambiente inteiro, no primeiro caso, harmonize a estampa do papel ou do adesivo com as cores das outras paredes, que devem ser neutras ou estar presentes na estampa dos revestimentos.

Para dar um ar mais sofisticado, você pode escolher modelos metalizados, com textura que lembre um tecido ou, ainda, um padrão que lembre madeira. Eles podem ser aplicados em quartos, salas, escritórios e corredores, por exemplo. Alguns adesivos imitam azulejo e ficam perfeitos na cozinha, dando um ar divertido ao espaço.

2. Pastilhas coloridas

As pastilhas de vidro são muito comuns em cozinhas e banheiros. Porém, são difíceis de aplicar e é preciso um profissional especializado para que o acabamento seja bem executado. Hoje, entretanto, há modelos autocolantes que podem ser aplicados sem esforço.

Por serem feitas de material resinado, as pastilhas autocolantes não correm o risco de quebrar e são fáceis de limpar. Na cozinha, aplique-as em cima da pia ou em uma parede apenas, pois em todo o cômodo o visual fica sobrecarregado.

3. Madeira e pallet

O revestimento de madeira esquenta o ambiente e torna-o aconchegante. Pode ser feito um mosaico com quadradinhos em uma das paredes da sala de estar ou de jantar como também um painel com ripas na parede onde fica a cama de casal, caso seja utilizado no quarto.

Os pallets são uma alternativa mais em conta, que pode ficar tão boa quanto os painéis de madeira nobre. Você só precisa lixá-los para que fiquem mais lisos, depois é só destacar as ripas e prendê-las com parafusos, dando uma aparência bem rústica. Você pode, ainda, criar uma estante ou jardim vertical, conferindo uma outra utilidade que não seja apenas a decorativa.

4. Outros tipos de revestimento para parede

Além dos revestimentos já citados, há outras possibilidades que você talvez não tenha considerado. O mercado oferece inúmeras opções, como pastilhas de inox — que ficam lindas no banheiro — ladrilhos coloridos, cerâmica texturizada, mármore e basalto, entre outras.

Você mesmo pode criar uma textura com gesso ou utilizando rolos que já vêm com desenho e tinta acrílica. Até uma vassoura passada sobre a tinta ainda fresca é capaz de criar uma textura de linhas surpreendente!

Esperamos que você tenha se inspirado com as nossas dicas de revestimento para parede. Se você gostou, passe adiante e compartilhe este post nas suas redes sociais!