27
jun

Ausfahrt – Pavilhão de Serviços by GRAFT

Autostadt é um museu ao ar livre, dedicado á história do grupo Volkswagen, com aproximadamente 25 hectares e composto por 16 construções: oito pavilhões da marca; o GroupForum (KonzernForum); o CarDistributionCentre (KundenCenter); o Hotel The Ritz-Carlton, Wolfsburg; o ServiceHaus e os dois Car Towers (Autotürme). Novo no Autostadt é a atração Ausfahrt.

Ausfahrt é um espaço que oferece aos hóspedes a oportunidade de experimentar os novos sistemas de assistência ao motorista, incluindo estacionamento automático, reconhecimento de sinais de trânsito e controle automático de distância nos novos modelos fabricados pela Volkswagen.

autostadt-dach-275-a-kopie

O projeto para o telhado é baseado na idéia de, uma folha na paisagem. É composto por uma superfície de sela, com apenas dois pontos de apoio minimalista no terreno, que se integra harmoniosamente levemente e em seus arredores. A estrutura de suporte tem uma pegada elíptica e se estende por um comprimento de 55 m e uma largura de 38 m. A geometria de “sela” cria dois picos e dois vales, com pontos mais altos aproximadamente 6 m e 9 m superiores aos pontos mais baixos. A superfície de sela consiste de uma membrana de PTFE suportados por uma rede de cabos, com um feixe de borda de secção oca de forma dinâmica em perfis de aço estrutural duplamente curvas ao longo do seu perímetro. A membrana e a rede de cabos estão em tensão pelo feixe de borda com o anel de compressão e estão interligados com os nós da rede de cabos.

siteplan_2-kopie

autostadt-dach-76-kopie

Escritório de Arquitetura GRAFT, juntamente com o arquiteto paisagista WES-Landschaftsarchitektur e engenheiros estruturais Schlaich Bergermann und Partner projetaram o Ausfahrt em Wolfsburg, Alemanha.

Foi solicitado a GRAFT para criar uma zona tranquila onde o comprador de um carro novo poderia se familiarizar com todas as funções em um ambiente quase particular. O espaço deveria ser protegido da chuva e da luz solar direta, ao mesmo tempo que houvesse luz do dia o suficiente para evitar o uso de luz artificial cara e desnecessária.

GRAFT desenvolveu a ideia de uma folha horizontal que protege a paisagem com sua forma orgânica. “WES-Landschaftsarchitektur” planejou a paisagem circundante do telhado. No conceito arquitetônico desta forma, foi a necessidade de produzir a maior leveza possível: Uma base especial estática permitiu a estrutura do telhado único a ser ancorada em apenas dois pontos. Estabelece na paisagem e define um ambiente claro e protegido. O planejamento do quadro estrutural foi feita por “Schlaich Bergmann und Partner”. A orientação do telhado representa um gesto de acolhimento através da sua curvatura. A geometria amorfa e elegante da estrutura do telhado forma uma ponte evidente entre superior e inferior, entre o céu e a paisagem.

A área de membrana: 1.610 m²;
Comprimento x largura x altura: aprox. 55 m x 38 m x max. 9 m;
Cabos: cabos aberto, galvanizado: Ø 20 mm, 24 mm, comprimento de 2.000 m;
Membrana: membrana de fibra de vidro revestido de PTFE Tipo 3;
Prêmio: Ingenieurpreis des Deutschen Stahlbaues 2015

120322_section-kopie

autostadt-dach-189-kopie