montar um jardim vertical
16
dez

5 materiais para montar um jardim vertical

A facilidade para encontrar todo tipo de comércio e serviços de qualidade por perto atrai muita gente para a rotina agitada dos grandes centros urbanos Mas a vida nestes centros comerciais não precisa ser sinônimo de paisagem cinzenta e poluição, certo? Do mesmo modo que, para morar em apartamento, não precisamos abrir mão do tão sonhado jardim. Para respirar ar fresco e deixar tudo verdinho o segredo é simples: montar um jardim vertical!

Mesmo para quem mora em apartamento pequeno ou tem pouco espaço livre em casa, os jardins suspensos estão se tornado a melhor alternativa para conter o calor, propiciar ar puro e contribuir para sua qualidade de vida, além de deixar o ambiente muito mais charmoso e aconchegante.

Quer saber como? Invista em arquitetos competentes e inspire-se nestas cinco dicas de materiais que são tendência nos projetos paisagísticos de jardins suspensos. Aposte nos materiais que mais têm a ver com seu espaço, estilo e criatividade e prepare-se para a temporada das flores nestes verdadeiros painéis verdes!

Blocos cerâmicos ou pré-moldados

Ótimas opções tanto para apartamentos pequenos quanto nos maiores, já que os blocos podem variar em tamanho. Os cerâmicos tendem a ser instalados lado a lado, em altura e extensão pré-determinada, com substrato para as plantas concentrado no vão central de cada bloco.

Já os pré-moldados geralmente são comercializados em duas versões: bloco de ferro fundido – com jardineiras em série – e bloco de concreto fundido – com jardineiras em zigue-zague. São instalados rente aos muros impermeabilizados, mas também podem dispensar o apoio, já que os blocos oferecem aberturas para vigas de sustentação.

Treliças e vasos coloridos

Esta é uma das opções mais charmosas, pois permite brincar com as cores e o tamanho dos vasos que serão pendurados à meia lua nas treliças. O processo é simples: consiste em chumbar a treliça metálica na parede ou muro e prender os vasos com ganchinhos. Outra sugestão é que essa técnica também pode ser utilizada sobre telas de alambrado já tratadas para este fim.

Canos de PVC

Dica criativa e preciosa para não mais jogar fora os canos de PVC que sobraram daquela antiga reforma. Baratos e fáceis de manusear, basta cortá-los em formato de um vaso onde você acomoda suas plantas horizontalmente, conforme o tamanho do cano. Você pode também pintar os tubos com tinta spray para deixar tudo mais alegre. A instalação neste caso geralmente é feita com parafusos ou ganchos. Mas, para uma ornamentação ainda mais descolada, você pode fazer o suporte utilizando câmeras de pneu reciclado. Que tal?

Caixotes do tipo pallets

Junto das garrafas pet, esta é a opção mais barata da lista, mas não menos encantadora. Práticos e versáteis, os populares caixotinhos de feira são fáceis de instalar – é só pregar na parede – e, conforme a planta escolhida, resultam em ornamentações variadas: das mais delicadas às mais rústica. A mesma regra vale para os caixotes de MDF, que também são tendência no mercado A & D.

Garrafas pet para montar o jardim vertical

Campeã da sustentabilidade, essa técnica garante um visual pra lá de alternativo e é ideal para os espaços menores, já que as garrafas ficam suspensas e presas em cordas de varais. Aqui você também pode brincar com cores e tamanhos, deixando tudo com a sua cara!

É importante lembrar que em jardins pequenos as plantas podem ser regadas manualmente, mas nos espaços maiores é necessário investir em um sistema de irrigação automatizado, com rega por gotejamento, variando conforme o clima e incidência de luz no ambiente.

E aí, se inspirou? Montar um jardim vertical pode ser muito mais fácil e prático do que você imagina né? Mas, para não errar no projeto, conte com a ajuda de profissionais especializados e escolha os materiais que mais combinam com o seu jardim dos sonhos. Falando em sonhos, não deixe de conferir nosso guia definitivo da casa própria!