falta de privacidade em casa
16
dez

Dicas de arquiteto: como melhorar o conforto da casa

Existe um momento da vida  em que decidimos: é hora de mudar de casa! Para que isso ocorra com sucesso, temos que pensar em vários fatores. Algumas delas são o conforto e a privacidade que teremos no novo lar. Hoje em dia, devido ao número muito grande de prédios e residências, a falta de privacidade em casa tem sido recorrente.

Mas o problema pode ser driblado com a ajuda de um arquiteto. Ele indicará os métodos mais adequados para  proporcionar aquela sensação de conforto, liberdade e bem-estar ao ambiente que sua casa dos sonhos merece.

Veja, abaixo, 5 dicas de como melhorar o conforto da casa e como a orientação profissional de um arquiteto pode te ajudar:

Utilização de brises para a proteção solar

Constituído dos mais variados materiais, como cerâmica, madeira, plástico, metal e bambu, o brise é um elemento arquitetônico para ser introduzido em fachadas. Pode ser instalado na vertical ou na horizontal. O arquiteto saberá indicar a melhor opção para cada caso. .

Sua principal função é proteger contra raios solares sem perder a ventilação. “Brise” é uma palavra francesa que, em português, significa “quebra-sol”. O calor interno do ambiente é reduzido pelo material justamente porque ele impede a passagem da radiação solar antes que alcance a fachada.

Mas, além da proteção solar, o brise protege a privacidade de sua família. Isso porque quem está do lado de fora não vê o que acontece do lado de dentro, e quem está do lado de dentro vê tudo o que ocorre lá fora.

Aqui no Brasil, temos o chamado cobogó — um modelo muito parecido com o brise, criado por engenheiros pernambucanos.

Cortinas para decoração

O uso de cortinas é um recurso simples e efetivo para proporcionar privacidade e melhorar o conforto da casa. Também funciona como elemento estético, que pode dar um toque visual mais agradável à sua casa.

Para isso, é importante que se inspire na personalidade e estilo dos moradores. Existem cortinas dos mais diversos modelos, como: de varão, persianas, painéis e de trilhos.

As cortinas também geram comodidade acústica e barram a luz e o vento. O arquiteto avalia a composição do ambiente e ajuda a alcançar o equilíbrio desejado entre entrada de luz e privacidade que o uso de cortinas pode proporcionar.
Ebook como economizar na construção da sua casa

Fachadas em pele de vidro para iluminação

Uma novidade muito utilizada hoje em dia é a chamada pele de vidro — uma técnica de aplicação de vidro em fachadas, que garante maior privacidade no interior, além de outras vantagens, como melhor iluminação natural e consequente redução dos gastos com energia elétrica.

A pele de vidro dispensa o uso de cortinas e, além disso, faz com que os perfis estruturais de alumínio fiquem ocultos, dando a aparência de que os edifícios são todos envidraçados. Isso confere um ar moderno e sofisticado às fachadas.

A escolha da melhor opção de vidro, dentre as disponíveis, deve respeitar as necessidades de cada projeto.

Películas para a falta de privacidade em casa

Uma excelente alternativa para obter privacidade na sua casa é a instalação de películas. Elas impedem tanto a visão na área externa quanto na interna, além de deixar o ambiente com aspecto moderno. Podem ser aplicadas em áreas de circulação, box de banheiro, áreas de vidros expostas, janelas de vidros, entre outros lugares.

Mas existem diferentes películas, apropiadas para diferentes objetivos. Com a ajuda de um arquiteto, você saberá escolher a mais adequada para garantir a privacidade em sua casa.

Uma dica importante é não utilizar as películas espelhadas, pois são úteis somente em escritórios, devido à sua funcionalidade. Quando utilizadas na claridade, quem está dentro não é visto, mas quando escurece o efeito se inverte.

Estruturas para redução de ruídos

Procure saber se o teto do apartamento que você deseja morar é revestido com drywall — chapas de gesso acartonado com enchimento de lã — que diminuem a incidência de ruídos, além de outros sons advindos de outros cômodos do vizinho do andar de cima. Esse revestimento também poderá ser instalado na parede, caso o som venha dos seus vizinhos de lado.

Para os que têm o hábito de ficar acordados até tarde ou têm crianças pequenas, uma boa opção é instalar carpetes e portas acústicas de aço ou madeira. Dessa forma, o som do seu apartamento não vai incomodar o apartamento do seu vizinho.

Gostou do nosso post de hoje? Compartilhe em suas redes sociais para que mais gente saiba como evitar desconfortos e a falta de privacidade na casa.