projeto de iluminação
30
maio

Projeto de iluminação: o que eu preciso saber?

A iluminação de uma casa é mais do que apenas colocar luzes para clarear os cômodos. Os tipos de lâmpadas e a maneira como são dispostas, além de deixarem os ambientes mais aconchegantes, dão destaque à decoração.

É preciso pesquisar e entender sobre o assunto para iluminar cada espaço da maneira correta. Por esse motivo, trouxemos as principais dicas para um bom projeto de iluminação. Confira:

Quais os principais tipos de lâmpada?

Existem vários tipos no mercado e são recomendados dependendo do efeito que se deseja obter. Alguns deles são:

Incandescentes

São as mais antigas e sua comercialização foi proibida no Brasil em decorrência de seu alto consumo de energia, sua baixa eficiência e alta produção de calor.

Fluorescentes

Disponíveis em formato tubular ou compactado, são usadas para iluminação em geral e recomendadas especialmente para ambientes com baixa luminosidade, como cozinhas. Também podem ser usadas em sancas.

Lâmpadas de LED

Elas são mais econômicas do que as já citadas. Enquanto uma lâmpada incandescente consome certa de 60 W, um conjunto de LED precisa de apenas 20 W.

Halógenas dicróicas

Esse tipo emite mais luz porque tem uma espécie de refletor em seu interior. Essas lâmpadas podem ter o foco aberto (útil para a iluminação em geral) ou mais fechado (ideal para dar destaque a objetos decorativos e texturas).

Que tipos de luminárias são mais recomendados?

Existe uma grande diversidade de luminárias: abajures, lustres, embutidas, spots etc. Além de fornecer luz, elas dão um up à decoração. Para melhor escolher, aqui vão algumas dicas:

Pendentes

São penduradas no teto e deixam qualquer espaço muito elegante. Podem ser usadas sobre mesas, para destacar objetos e na iluminação em geral. Além disso, tem efeito estético, oferecendo charme aos cômodos, mesmo quando estão desligadas.

Luminárias embutidas

Como o nome já diz, ficam embutidas no forro. Dão um efeito discreto e minimalista, ideal para destacar cantos de parede e objetos decorativos.

Arandelas

São feitas para serem colocadas na parede e iluminam indiretamente para cima, para baixo ou para ambos os sentidos.

De mesa ou de pé

São geralmente usadas para a leitura, mas podem também ser úteis como objeto de decoração. As luminárias de pé, por exemplo, ficam lindas na sala de estar ao lado dos móveis.

Existe uma iluminação ideal para cada cômodo?

Os cômodos devem ser iluminados de acordo com cada necessidade. Na cozinha, por exemplo, os alimentos precisam de bastante luz. Sendo assim, as lâmpadas mais apropriadas são as que possuem alto Índice de Reprodução da Cor (IRC), como as incandescentes.

Na sala de estar e quartos é preciso dois ou mais tipos de lâmpadas, para diferentes situações de uso. Nos momentos em que há a necessidade de um ar mais confortável e relaxante, a iluminação focada é recomendada. Já o dia a dia pede luzes mais claras.

Qual a temperatura das lâmpadas em um projeto de iluminação?

Você sabia que a temperatura das lâmpadas varia e precisa estar em consonância com o ambiente? Em locais menores, por exemplo, lâmpadas mais quentes podem deixar o local menos acolhedor. As do tipo LED possuem cores que variam entre branco quente (que são mais amareladas) e branco frio.

Existe uma relação entre a iluminação e a cor da parede?

Na hora de escolher as luzes de cada lugar, vale levar em conta a cor das paredes. As mais escuras precisam de mais iluminação, ao contrário das revestidas em tons claros. Outra coisa importante é ficar atento à cor da lâmpada, pois pode mudar o tom da pintura quando colocada sobre a parede.

Não há dúvidas que um projeto de iluminação faz toda a diferença em um espaço. Por isso, é importante ter atenção na hora de projetar. Seguindo essas dicas e com ajuda de um profissional, será muito mais fácil iluminar sua casa de forma harmoniosa e aconchegante.

Gostou das dicas? Deseja saber tudo sobre a construção de uma casa? Baixe nosso e-book e fique por dentro!