saiba-como-evitar-atraso-na-entrega-da-obra
13
set

Saiba como evitar atraso na entrega da obra

Você decidiu construir uma casa ou fazer uma reforma no seu imóvel. Qual é a melhor etapa da obra? A entrega (você deve ter pensado), é claro!

De fato, quando iniciamos uma obra, o que mais desejamos é que ela seja terminada dentro do prazo para que a mudança para o imóvel novinho, ou reformado, seja o mais breve possível.

Atraso, nesse caso, é uma palavra que dá arrepios só de ouvir.

Se você concorda com tudo o que foi dito até aqui e, ainda por cima, está com a maior urgência para mudar logo para o seu imóvel, é sinal de que gostará muito do conteúdo de nosso artigo de hoje.

Preparamos um resumo com  dicas infalíveis para evitar todo e qualquer tipo de atraso na entrega da obra de sua residência. Confira!

1. Definir projeto, orçamento e cronograma.

Por mais que você tenha uma ideia incrível de projeto na sua cabeça, é fundamental que essa ideia esteja materializada no papel. Ou seja: é indispensável fazer o projeto.

E, quanto a esse quesito, a principal recomendação é: contrate um profissional ou empresa especializada para elaborar o seu projeto e fazer o orçamento e o cronograma físico-financeiro da obra.

Este cronograma nada mais é do que uma distribuição em determinado período de tempo da evolução da construção, e a estimativa de quanto será gasto em cada uma destas etapas. Assim é possível prever o que será necessário em cada mês e o quanto ainda falta para a conclusão da obra.

Isso ajudará você acompanhar se a evolução da construção e os gastos estimados estão andando juntos, conforme o planejado.

2. Possuir uma reserva financeira

Com projeto e orçamento devidamente elaborados e aprovados, chegou a hora de iniciar a preparação para os trabalhos de campo.

Antes de começar a adquirir os materiais para a execução da sua obra, é importante dar uma checada nos valores envolvidos e compará-los à sua disponibilidade financeira. Aqui entra novamente a importância de um cronograma bem elaborado, para que este esteja em sintonia com a sua realidade e a suas possibilidades antes e durante a obra.

É bom lembrar que, em alguns casos, os valores inicialmente orçados podem sofrer alterações ao longo da obra. Mas não se assuste, pois as variações costumam ser pequenas e o orçamento já prevê uma pequena variação de preços e inflação. Portanto é mais comum a obra ficar abaixo do preço orçado do que o contrário.

Isso porque, como as estimativas se baseiam em preços cheios de materiais, é comum que na negociação direta com o vendedor você consiga ótimos descontos, chegando a valores bem abaixo do que consta na planilha orçamentária.

Em todo o caso, sempre vale a máxima do “seguro morreu de velho”. Por isso, o ideal é que você possua uma reserva financeira para arcar com algum custo extra, afinal você não vai querer paralisar sua obra por falta de recursos, não é mesmo?

3. Contratar uma boa mão de obra

Outro quesito que não pode ser relegado à segundo plano é a contratação de mão de obra. Você pode ter em mãos um projeto fantástico, mas se não tiver uma equipe que execute o projeto com precisão, o resultado final pode ser uma obra com acabamento e qualidade aquém do desejado.

E pior: serviços mau executados geram retrabalhos na obra o que, consequentemente, acaba sendo fonte de atrasos à sua execução.  E isso é tudo que você não quer.

Esse é um tema bastante extenso e que será tema de um próximo post. Mas, resumidamente, antes de contratar verifique os seguintes:

  • Verifique referências e antecedentes;
  • Entenda a metodologia de trabalho;
  • Faça um contrato bem completo e preciso;
  • Defina prazos e etapas com clareza;
  • Exija seguro de obra;

4. Acompanhar de perto as atividades

Por mais que o planejamento de sua obra tenha sido bem feito, a execução é a etapa na qual a obra, de fato, se concretiza.

Exatamente por isso, o acompanhamento pari passu dessa etapa é essencial para que a obra seja executada obedecendo o que foi estabelecido no projeto.

Cobre sempre a presença do profissional técnico que você contratou para executar a obra e vá, também,  você mesmo ao canteiro. Afinal, é você quem vai usufruir da edificação, por isso, seja rigoroso com o serviço que está sendo executado.

5. Se antever aos fatos

Um dos aspectos mais relevantes de acompanhar de perto a execução da obra, como explicado no item anterior, é se antever aos fatos.

Em outras palavras: prever possíveis empecilhos ou embaraços ao bom andamento dos serviços e resolvê-los antes mesmo que aconteçam.

Com uma boa visita à obra, é possível checar se há material disponível para terminar o serviço que está em execução, por exemplo. Atenção e espírito investigativo são essenciais.

Se, mesmo após seguir todas as dicas acima, sua obra atrasar, é preciso agir: reúna a equipe da obra e converse claramente. Discuta os possíveis erros e entenda o que gerou o atraso na obra para solucionar as questões pendentes.

Redefina prazos para entrega e seja rigoroso no acompanhamento para que esse atraso não se estenda indefinidamente.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para conhecer mais dicas sobre como evitar atrasos na obra lendo nosso artigo sobre como contratar um arquiteto. Até a próxima!