Manutenção de paredes
03
abr

Manutenção de paredes: 4 dicas que você precisa conhecer

A funcionalidade e a beleza de uma parede do cômodo de uma residência são o resultado de alguns cuidados prévios quando de sua construção e acabamento, assim como de sua adequada manutenção posterior. Por isso, considere alguns detalhes além da escolha da tinta que será utilizada no acabamento final.

Os cuidados que forem tomados antes garantirão maior durabilidade e preservação dos aspectos estéticos que você escolheu. Desse modo, sua casa poderá manter-se por muito mais tempo com as características que lhe foram dadas.

Acompanhe este post e conheça 4 dicas para a manutenção de paredes no seu imóvel.

1. Impermeabilize sua parede

Impermeabilizar é uma das medidas mais essenciais — dependendo da posição da parede na estrutura da casa. A impermeabilização da parede evita a infiltração interna e a umidade de superfície que são responsáveis pela instalação e proliferação de fungos. Esses fungos são causadores de mofos e bolor.

Assim, além de prolongar a vida útil do imóvel, a impermeabilização de parede é medida de interesse da saúde, em especial de pessoas sensíveis e portadoras de alergias.

O processo de impermeabilização deve ser adotado quando da construção da parede. No entanto, como é comum acontecer, apenas mais tarde se presta atenção a esse importante detalhe. A ocorrência de pequenas reformas pode indicar o momento ideal. Deve-se contratar profissionais experientes para esse trabalho.

2. Utilize tinta lavável

Considere a necessidade de limpeza da parede após algum tempo de uso. Tinta látex acrílica oferece maior durabilidade e melhores condições para a limpeza e manutenção.

A utilização de uma esponja macia com sabão de coco é capaz de remover a maior parte das sujidades. Isso mantém a parede com aparência de nova por mais tempo.

Tintas foscas requerem mais cuidado na hora da limpeza, assim como aquelas à base de água.

3. Cuide de trincas e rachaduras

Na ocorrência de trincas ou rachaduras na parede, é imprescindível verificar a gravidade do caso. Se não houver risco estrutural, apenas o fechamento da trinca e o seu posterior acabamento resolverão o problema.

Em geral, trincas e rachaduras horizontais ou verticais bem definidas são mais superficiais, isto é, de menor gravidade.

Por outro lado, trincas e rachaduras diagonais, quase sempre estão relacionadas com a estrutura do prédio e, às vezes, com o assentamento do terreno não devidamente preparado para a construção. Nesses casos, deve-se consultar um profissional habilitado para um laudo definitivo.

4. Crie o hábito de limpar a parede

Se de tempos em tempos você fizer uso de um espanador ou um pano seco para retirar o pó da parede, ela manterá sua cor e tonalidade originais por um período maior. A poeira quase sempre faz a parede escurecer.

Manchas de mãos, pés (principalmente para quem tem crianças em casa), móveis e outras semelhantes devem ser limpas logo que se instalarem. Quanto mais tempo permanecerem, mais difícil a limpeza, com mais risco para a pintura.

Se a tinta utilizada na pintura não for látex acrílica, faça uso de um borrifador com detergente neutro e uma esponja macia passada de leve. Em seguida, finalize com um pano úmido.

Essas dicas para manutenção de paredes são aplicáveis a residências isoladas, apartamentos ou condomínios fechados.

Gostou destas dicas? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!