combinar o projeto
25
nov

Como combinar o projeto com o seu arquiteto?

Construir a casa dos sonhos é um dos momentos mais especiais da vida adulta, mas também é um período de decisões importantes e muita dedicação. Para que você saia totalmente satisfeito deste processo é preciso combinar o projeto com o arquiteto selecionado, explicando para ele tudo o que você sempre sonhou.

Algumas dicas podem ser valiosas para que esse momento seja de esclarecimentos e não de dúvidas, e para que você entenda bem a sua função e a do arquiteto na busca pelo resultado final. Fique atento para alguns itens:

Tenha uma lista dos seus principais desejos

Já na primeira reunião com o arquiteto é importante você ter de forma clara que tipo de projeto você visualiza. Obviamente os detalhes virão com o tempo, mas os itens principais como disposição dos cômodos, estilo e objetivos devem estar ao menos pincelados no primeiro momento.

O profissional também irá lhe perguntar um pouco sobre os hábitos da família, quantas pessoas são e como é a rotina de convivência, para ter uma ideia de como distribuir as necessidades principais do projeto.

É importante ter consciência de que nem todos os desejos serão alcançados, muitas vezes por questões financeiras que só cabem a você, e que não podem ser solucionadas pelo arquiteto sem que mudanças ocorram. Esteja preparado para se abrir e expandir os horizontes, ok?

Busque referências para ilustrar o que você tem em mente

Existem dois tipos de clientes: os que sabem exatamente o que querem e os que pretendem deixar o arquiteto livre para trabalhar. Sabe o que os dois têm (ou pelo menos deveriam ter) em comum? Ambos precisam ter referências e inspirações iniciais!

Mesmo o cliente que deseja uma casa padronizada com as tendências do momento precisa ter discernimento para saber do que gosta e do que não gosta. Se você vai passar anos morando em uma casa, você vai querer que esse lugar seja compatível com suas expectativas e com a sua rotina.

Selecione imagens de revistas e de sites como o Pinterest para ilustrar o que passa pela sua cabeça, desde o estilo de arquitetura da casa até o final com os objetos decorativos. Dessa forma, o profissional chegará mais e mais perto do que você deseja e poderá ser um fiel tradutor das suas ideias.

Escute os conselhos do arquiteto

Preste bem atenção nos conselhos, até porque eles não são meros “achismos” e sim a opinião de quem tem experiência profissional e que já vivenciou situações semelhantes antes.

Lembre-se que o arquiteto não faz apenas o desenho do que será construído e por isso ele deve esboçar exatamente o que você idealizou. Ela pensa nas técnicas que serão usadas, nos custos da obra, nas melhores condições de aproveitamento de terreno e materiais e assim por diante.

Você mostra a sua lista de exigências e preferências, mas é preciso validar quais ideias são possíveis de acordo com itens como orçamento, tempo e condições técnicas. A partir daí você saberá quais objetivos serão alcançados e quais sofrerão pequenas alterações.

Esclareça todas as suas dúvidas antes de dar o “ok”

Você não é um profissional da área e é normal ter dúvidas sobre cada um dos aspectos do projeto. E é papel do arquiteto te explicar todos os detalhes para que você saiba que escolhas fazer.

É comum o arquiteto usar termos técnicos como pé-direito, mezanino, talude, cortes, entre outros. Não se acanhe em perguntar o significado de cada uma destas palavras. O importante é que você realmente entenda cada pedaço do seu projeto e para que serve cada uma das informações contidas nele.

Então, não vá para casa com questionamentos que só o arquiteto pode sanar. Pergunte quantas vezes for necessário, até que você entenda perfeitamente todos os passos seguintes.

Muitas vezes não é fácil combinar projeto de forma que cliente e profissional se sintam satisfeitos, mas esperamos ter esclarecido os principais pontos. Caso ainda tenha dúvidas, confira o nosso post sobre as 5 principais vantagens de contratar um arquiteto!