clima e arquitetura
21
abr

Clima e arquitetura: soluções simples ajudam a economizar (atualizado)

A arquitetura sempre desempenhou um importante papel no desenvolvimento de nossa sociedade. Suas técnicas e estratégias construtivas permitiram a evolução e o crescimento dos grandes centros urbanos com a análise do clima e arquitetura. .

Atualmente, o aumento das temperaturas interfere na maneira como nos relacionamos com o meio ambiente. O clima já não é mais o mesmo e precisamos nos adaptar. Em vista disso, os profissionais da construção precisam atualizar-se em relação às novidades do mercado e, dessa forma, promovendo inclusive redução no consumo de água e energia elétrica

Além do mais, seus clientes estão cada vez mais exigentes e é necessário apresentar soluções adequadas às suas necessidades habitacionais com muito conforto, seja em em regiões de altas ou baixas temperaturas.

Por isso, no nosso post de hoje, você vai entender um pouco mais sobre como o clima e arquitetura se relacionam. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

Qual é a relação entre clima e arquitetura?

Desde os tempos mais primórdios, o ser humano buscou por abrigo e proteção. A construção de moradias possibilitou esses benefícios e desde então vem evoluindo. Como as temperaturas no planeta terra variam em cada latitude ou longitude analisadas, uma moradia deve ser construída para atender essas demandas.

O conforto térmico é um das principais premissas a serem solucionados. Sem ele, é impossível residir em um local com qualidade de vida e bem-estar. Com o passar dos anos, novas tecnologias e técnicas construtivas foram criadas e aprimoradas, melhorando a experiência de seus moradores.

Então, as seguintes variáveis climáticas devem orientar seus projetos e soluções:

  • temperatura;
  • umidade do ar;
  • ventos;
  • movimentos do sol;

A análise do estado meteorológico local e dos fatores apresentados acima são fundamentais para a criação de projetos esteticamente agradáveis, funcionais e economicamente viáveis.

Essa arquitetura regionalista também deve ser baseada na sustentabilidade e no uso consciente do espaço urbano. Desse modo, é possível economizar nas obras e ter resultados mais rápidos.

Como um clima quente e seco interfere na construção civil?

As altas temperaturas exigem técnicas específicas na hora de construir um edifício ou uma residência. Nessas situações, a ventilação natural e a proteção solar são técnicas fundamentais na garantia do conforto ambiental.

As fachadas de uma edificação devem ser protegidas contra a radiação solar intensa. Lembre-se também que o uso de beirais, brises e isolamento térmico podem ser considerados na concepção de um projeto.

Uso de Brises
Uso de brises verticais para a proteção da insolação na varanda.

A utilização de ventilação mecânica é uma opção para quem também quer amenizar o calor. Porém a orientação adequada e os ventos predominantes naturais são as melhores ferramentas nessas ocasiões. Uma técnica que sempre deve ser considerada é a ventilação cruzada, que nada mais é do que aberturas (portas ou janelas) em paredes opostas, garantindo que ocorra a entrada de ar por uma e a saída por outra.

Outra técnica de ventilação muito usada se chama efeito chaminé. O ar frio exerce pressão sob o ar quente forçando-o a subir. Dessa forma deixar aberturas na parte mais alta da edificação garante uma ótima ventilação.

Os centros meteorológicos como o Inmet (www.inmet.gov.br) possui os dados históricos de clima, temperatura e dos ventos predominantes na região, de muitos municípios brasileiros. Com esses dados você conseguirá dimensionar o tamanho e a posição para as aberturas, beirais e proteções.

Todas essas soluções criam um ambiente sustentável em que a redução do consumo de energia elétrica é uma de suas principais vantagens. Por isso, analise muito bem suas condições e construa projetos eficientes e que não deixem a baixa umidade do ar e as altas temperaturas atrapalharem seu desempenho, como em uma casa no deserto.

Efeito Chaminé | ProjetEEE
(http://projeteee.mma.gov.br/implementacao/efeito-chamine/)

Assim, um bom projeto tira proveito do vento predominante de diversas formas. Com o domínio das técnicas de projeto e construção é possível definir janelas que podem ficar abertas mesmo em dias de chuva para aproveitar o frescor e a umidade sem que as gotas molhem seu espaço interno.

E o inverno rigoroso?

Partindo para o outro extremo, os climas frios também interferem em uma obra. Hoje em dia, países do norte e do sul do globo terrestre desenvolveram ótimas técnicas para garantir o crescimento de suas cidades.

Assim como no tema anterior, o isolamento térmico é fundamental. Sua principal função é manter o ambiente interno aquecido e fazer com que o calor não seja transmitido para o exterior.

A construção dos telhados das residências também necessitam de cuidados especiais. Eles precisam ser maiores e mais inclinados, a fim de captar mais calor e evitar o acúmulo de neve respectivamente. As portas e janelas também são protegidas contra a troca de calor. Da mesma forma, paredes mais grossas e revestimentos especiais são fundamentais nessas ocasiões.

Os obstáculos naturais instigam a mente humana e fazem com que novas tecnologias sejam criadas para superá-los. Assim, nossa sociedade pode crescer e povoar diversas regiões do nosso planeta, sejam elas frias e úmidas ou quentes e secas.

O cuidado com a natureza e o consumo consciente de seus recursos asseguram o bem-estar de todos e o futuro das próximas gerações. Portanto, analise todos os fatores regionais de seus projetos e crie soluções eficientes e interligam o clima e arquitetura.

E então, gostou do nosso conteúdo? O que você tem a dizer sobre esse tema? Conta para a gente no espaço abaixo!